ESTUDE NA UNIT
MENU

Imóvel centenário ainda guarda traços da arquitetura no estilo art déco

Localizado na Rua Barão de São Borja, na Soledade, o prédio foi restaurado e, hoje, abriga a sede do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE)

às 17h25
Compartilhe:

Marcado pela beleza e imponência da arquitetura no estilo art déco, o imóvel centenário que abriga a sede do Centro Universitário Tiradentes (Unit/PE), é um marco para a cidade de Recife. Quem passa pela Rua Barão de São Borja, no bairro da Soledade, talvez não imagine que, na via, há um prédio construído nos anos 20 do século passado e que ainda guarda arquitetura na art déco. Um estilo artístico que surgiu na Europa na década de 1920 e influenciou as artes, moda, cinema, arquitetura e design de interiores. 

Por ter um grande valor artístico e cultural, o espaço é considerado um Imóvel Especial de Preservação (IEP) pela Prefeitura da Cidade do Recife (PCR).

O imóvel centenário foi restaurado e adaptado para acessibilidade, com padrão universal, em 2012 para abrigar os alunos dos cursos de direito e engenharia. Hoje, no local, além dos cursos anteriores, comporta também os de tecnologia e pós-graduação, além da reitoria da Unit.

Nele, ainda funcionou, por mais de 90 anos, o Colégio Nossa Senhora do Carmo, que encerrou as atividades em 2011. Os ajustes e modernização na infraestrutura preservaram traços originais, da fachada a ambientes internos.

Segundo o arquiteto responsável pela reforma, na época, Ezio Deda ““O conceito do projeto desenvolvido buscou se apropriar de elementos identitários de valorização da cultura local, notadamente perceptíveis nas peças de artesanato, obras de arte de artistas locais e painéis em homenagem as marcantes personalidades pernambucanas”.

O local ainda conta com a biografia, fotos e reprodução das principais obras de Abelardo da Hora, Romero Britto, Ariano Suassuna, Tobias Barreto, Manuel Bandeira, João Cabral de Melo Neto, Joaquim Nabuco e Francisco Brennand – com direito a uma versão de aproximadamente dois metros feita pelo próprio artista da famosa escultura Coluna de Cristal, que fica no Recife Antigo.

Réplica de Brennand

Algumas obras se destacam no conjunto arquitetônico. Imagens sacras, que foram instaladas no salão do auditório. Outro é um antigo crucifixo, disposto no pátio. Tem ainda um jardim, com pintura religiosa em cerâmica, e uma réplica da famosa Coluna de Cristal, estátua esculpida por Francisco Brennand. 

Compartilhe: