Um organismo vivo em constante mudança. Assim, podemos definir o mercado de trabalho e sua evolução ao longo do tempo. A velocidade dessas mudanças, no entanto, evidenciam profissões cujos mercados de trabalho contam hoje com muitos profissionais formados, e que demandam estratégias e percepções para vislumbrar novas possibilidades. Esse panorama é facilmente identificado em áreas ligadas ao Direito, Jornalismo e Engenharia, entre outras, mas isso não significa ‘portas fechadas’, nem dificuldades que não possam ser superadas na busca por um lugar ao sol no mercado corporativo.
A máxima de que oportunidades surgem em meio à crise pode ser bem utilizada em uma breve análise dos efeitos da pandemia de Covid-19 no mercado de trabalho. Mesmo porque as adaptações realizadas para atender às necessidades que surgiram ao longo dos dois últimos anos resultaram no surgimento de muitas funções, evidenciando profissões que chegaram a ser consideradas como ‘saturadas’, mas se destacaram em 2022 com a abertura de novas vagas.
De acordo com especialistas em mercado de trabalho e carreiras, profissões ligadas à saúde, tecnologia, finanças, marketing e jornalismo seguem em alta nesse ano, diante da demanda desencadeada pela pandemia. O Ensino à Distância (EaD) também avança, e com ele uma gama de profissionais são requeridos pelas instituições para a produção de conteúdo, aquecendo também o mercado para pessoas especializadas em produção audiovisual, marketing digital e de conteúdo, por exemplo.
“Quando analisamos os reflexos da pandemia no universo do trabalho, encontramos várias tendências que surgiram, ou seja, novas possibilidades para profissionais formados em áreas consideradas já saturadas. Esse dinamismo e reinvenção é algo próprio do mercado de trabalho e cabe aos profissionais sensibilidade para identificar esses novos caminhos que surgem, bem como a percepção necessária para ampliar os conhecimentos, agregando assim, novas formações e habilidades para atender à demanda”, observa o professor Werson Kaval, docente de MBA e Pós-Graduação nas áreas de Empreendedorismo, Inovação, Planejamento Estratégico e Gestão de Negócios/Startups do Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco).
As próprias demandas geradas pelas adaptações do mercado contribuíram para a abertura de novas áreas de atuação, e seguirão oferecendo essas novas oportunidades, a exemplo de áreas cujos serviços foram muitos requisitados durante a pandemia.“Desta forma, entre as profissões que seguem em alta em 2022 estão as ligadas à área de tecnologia, ao e-commerce que se fortaleceu e muito durante esse período, bem como áreas de logística e distribuição, além do próprio marketing digital que elevou a demanda por profissionais. É um novo momento que se desenha para empresas e profissionais no mercado de trabalho”, aponta Werson.
Asscom | Grupo Tiradentes