ESTUDE NA UNIT
MENU

Aprenda inglês com música em 6 passos

Confira dicas do UNIT Idiomas e saiba o melhor jeito de aprender inglês com música para aumentar sua fluência no idioma

às 11h47
Compartilhe:

As músicas americanas já são uma parte da rotina de boa parte dos brasileiros, por isso, usá-las ao nosso favor é muito fácil. Se você conseguir separar alguns minutos do seu dia para ouvir com atenção (e do jeito certo) qualquer música pop que toca no rádio, e fizer isso com frequência, seu vocabulário, capacidade de audição e de compreensão no inglês vão crescer imensamente.

A seguir, você confere passo por passo como fazer esse exercício.

1. ESCOLHA UMA MÚSICA E LIVRE-SE DE DISTRAÇÕES

Lugares barulhentos vão deixar essa atividade muito mais frustrante do que ela precisa ser. Por isso, vá para algum ambiente sem ruídos ou coloque fones de ouvido (ótima ideia se você escolher fazer o exercício no ônibus, por exemplo). Só pense em como pode ser difícil entender a letra de música, em português mesmo, ao ouvir pela primeira vez numa festa, com gente falando por cima e a sua atenção dividida.

De preferência, escolha uma música mais calma, ou que tenha a voz sintética tradicional da música pop. A maioria dos covers que se acha no Youtube também são uma boa ideia, já que os interpretes se preocupam em pronunciar as coisas com clareza.

Mas cuidado: Gritaria, refrãos muito repetitivos, muitos instrumentais ou cantadas com muita respiração na voz do cantor são ótimas para ouvir outra hora, quando você não estiver tentando entender o que é dito. Para ajudar, selecionei algumas sugestões e músicos a se evitar (para esse exercício):

Sugestões O que evitar
Hozier Fall Out Boy
Katy Perry Nirvana
Bruno Mars Avicii
Troye Sivan Major Lazer

2. TENHA A LETRA DA MÚSICA EM PORTUGUÊS E INGLÊS

Você pode imprimir, pegar no celular, ou o que for o mais confortável para você. Uma pesquisa no Google pelo nome da música, artista ou até um trechinho da letra já vão te levar para o lugar certo (tente sites como o Vagalume ou o Letras).

Se você preferir fazer tudo pelo celular, o aplicativo Musixmatch além de ter uma biblioteca de letras enorme, com tradução para o português, ainda é capaz de identificar a música que está tocando sem você nem precisar pedir (e ainda é de graça).

3. OUÇA ACOMPANHANDO NA LETRA EM INGLÊS

Na primeira ouvida, dê o seu melhor, mas não se preocupe em entender tudo. Só tente acompanhar o cantor. Use palavras que você conhece para se apoiar, e deixe para se preocupar com as partes desconhecidas depois.

É normal que algumas músicas tenhas partes mais difíceis de entender, então não se preocupe se um trecho nem soar como inglês para você.

Depois que a música acabar, destaque as palavras que você não conhece.

4. OUÇA ACOMPANHANDO NA LETRA EM PORTUGUÊS

Agora que você já tem uma noção do que é a música, parta para a letra traduzida. Se você tiver como colocar a letra em inglês ao lado para comparar, melhor. Repita quantas vezes for necessário, até que você comece a ouvir o que está escrito no papel, e não só um conjunto de sons.

5. CANTE JUNTO

Isso talvez não seja uma boa ideia se você decidiu fazer o exercício usando fones de ouvido no ônibus, mas se você está num lugar silencioso, coloque a música no último volume e cante junto. Ninguém acerta de primeira, o importante é continuar errando até que o seu dueto comece a ficar afinado.

Essa parte é importante não só por ser divertido, ou por treinar a sua pronúncia, mas também por deixar evidente qualquer dúvida que a leitura pode deixar passar. Quando você fala as palavras em voz alta, é obrigado a entender cada sílaba da música, ou a coisa não sai.

6. REPITA SEMPRE QUE POSSÍVEL

Torne o aprendizado de novas letras de músicas um hábito. Parar um pouco uma vez para aprender uma letra é mais divertido do que útil, o importante mesmo é conseguir encaixar isso na sua rotina. Se você utiliza o transporte público, use esse tempo para aprender uma letra de música. Enquanto almoça, abra a letra e ouça uma música. Enquanto se arruma para estudar ou trabalhar, comece o dia aprendendo uma música pop animada.

Compartilhe: