ESTUDE NA UNIT
MENU

Alunos de Odontologia orientam pacientes do Hospital Barão de Lucena

Um projeto formado por 19 alunos que leva orientações sobre saúde bucal a pacientes em tratamento intensivo contra o câncer.

às 14h40
A iniciativa intitulada Buscando Sorrisos vem sendo realizada desde o início deste ano, no Hospital Barão de Lucena, uma das maiores unidades de saúde do Recife, referência em atendimentos oncológicos e de alta complexidade
Compartilhe:

Um projeto que leva orientações sobre saúde bucal a pacientes em tratamento intensivo contra o câncer. Este é objetivo da ação desenvolvida por uma turma de 19 alunos de Odontologia, da Faculdade Integrada de Pernambuco – UNIT.

A iniciativa intitulada Buscando Sorrisos vem sendo realizada desde o início deste ano, no Hospital Barão de Lucena, uma das maiores unidades de saúde do Recife, referência em atendimentos oncológicos e de alta complexidade.

A ação começou a partir de outros dois projetos, idealizados pela aluna Viviane Kelma, que aproveitou a abertura de editais de extensão, da Copex, para apresentar uma proposta que levaria promoção e acompanhamento odontológico a adultos internados no hospital.

“Através do Sorriso de Mãe, com orientação a higiene bucal de gestantes e recém-nascidos, e o Resgatando Sorriso Infantil, promovendo a saúde dos dentes em crianças internadas na enfermaria, sob à orientação da profa. Kátia Botelho, conseguimos desenvolver um trabalho que foi bem recebido nos setores que atuamos. A partir daí, junto aos alunos Edson Froes, Ivancy Andrade, Taciana de Menezes e Jobson Lucena, fomos convidados pela coordenação do setor Oncológico, a introduzir um projeto mais abrangente no setor Oncológico do hospital” detalha Viviane Kelma.

Sob a orientação da professora Ana Cláudia Paegle, o Buscando Sorrisos cresceu e recebeu a companhia de mais 14 alunos, totalizando um grupo de 19 estudantes que participam de um trabalho amplo de cuidados, prevenção e acompanhamentos.

“A ação é desenvolvida diariamente no ambulatório  do Barão de Lucena, onde a abordagem individual é mais preconizada, devido à sensibilidade do processo patológico de cada indivíduo ali presente. Um banner de orientação confeccionado por nós também fica exposto na entrada do setor ambulatorial”, explica Viviane Kelma.

Na rotina, cada graduando tem a responsabilidade de integrar-se ao protocolo hospitalar, inicialmente aprendendo sobre a patologia dos pacientes que vai acompanhar, abordando e incentivando a correta higiene bucal. “Em alguns casos, orientamos como realizar a higiene em próteses dentais. Além de acompanhar este paciente ao longo do tratamento oncológico, e orientar corretamente como proceder em possíveis manifestações orais, devido o tratamento contra o câncer”, afirma a estudante.

Por dia, são acompanhados cerca de 10 pacientes, totalizando mais de 200 atendido desde a implantação do projeto.

Além do acompanhamento in-loco, alguns pacientes são encaminhados à clínica-escola de Odontologia, da UNIT, onde recebem cuidados específicos. “No caso daqueles em fase pré-tratamento (que precisam de uma adequação ao meio bucal antes do tratamento de quimioterapia), ou que necessitem de procedimentos pouco invasivos para a melhoria da qualidade de vida, optamos por continuar o atendimento em uma estrutura que propicie um melhor tratamento”, salienta Viviane Kelma.

Para 2017, a estudante ressalta que o Hospital Barão de Lucena, tem interesse na continuidade do projeto, e avisa aos estudantes interessados em participar que vagas serão disponibilizadas.

“Nosso atual grupo será substituído e outro formado, sendo uma grande oportunidade para que futuros profissionais possam aprender mais sobre a vivencia hospitalar, pacientes especiais, atenção a higiene bucal e se integrar como profissionais em formação”, finaliza Viviane Kelma.

Compartilhe: