ESTUDE NA UNIT
MENU

Alunas UNIT vencem III Torneio Internacional de Mediação

Wanessa Rocha, Raissa Pacheco e Adriana Bezerra ficaram em primeiro lugar na etapa brasileira da disputa entre estudantes de Direito

às 19h06
Wanessa Rocha, Raissa Pacheco e Adriana Bezerra, alunas da UNIT vencedoras do III Torneio de Mediação
Wanessa Rocha, Raissa Pacheco e Adriana Bezerra, alunas da UNIT vencedoras do III Torneio de Mediação
Compartilhe:

No Aurélio, o termo Mediação significa a busca pelo desenvolvimento de um litígio, de maneira amigável, através da utilização de um intermédio entre as partes conflitantes. Apesar de recente no Brasil, a prática tem se tornado uma das alternativas mais viáveis em audiências, para acelerar a resolução de conflitos e evitar o início de possíveis processos judiciais.

Por conta disso, estudantes de Direito de cinco instituições de ensino reuniram-se na Unidade de Ciências Jurídicas, da Faculdade Integrada de Pernambuco – UNIT para participar do III Torneio Internacional de Mediação.

A iniciativa realizada numa parceria entre a UNIT, a Escola Superior da Magistratura do Trabalho – ESMATRA VI e a Internacional Academy of Dispute Resolution (INADR), contou com 29 equipes e cerca de 120 participantes.

Uma das equipes que representou a UNIT, composta pelas alunas Wanessa Rocha, Raíssa Pacheco e Adriana Bezerra conquistou o primeiro lugar na categoria advogado/cliente.

As alunas foram premiadas com bolsas de estudos para cursos de especialização na Escola Superior da Magistratura do Trabalho – ESMATRA VI.

“Em cada disputa, uma dupla de alunos de uma equipe atuava como advogado e cliente diante de outra dupla, com o objetivo de negociar e tentar chegar a um acordo entre os litigantes, sendo ambos os lados auxiliados por uma dupla de mediadores oriundos de outras duas equipes. Ou seja, cada disputa contava integrantes de quatro equipes distintas”, explica o professor da UNIT e organizador do evento, Sergio Torres.

Presidente do Instituto Internacional de Mediação, o professor Richard Calkins, da Drake University (Iowa, EUA), veio ao Brasil para acompanhar o torneio e comentou sobre a atuação dos participantes.

“Em cada rodada da competição, as equipes foram observadas pelos avaliadores que pontuaram o desempenho de forma individual. Os pontos de cada membro foram somados para a avaliação geral das equipes por rodada. Magistrados, advogados, servidores da Justiça e mestrandos em Direito atuaram como avaliadores”, explicou.

“O sucesso do torneio foi indiscutível, não apenas por ter alcançado seu objetivo original de estimular a mediação, incentivando a sua prática como forma de composição de conflitos, mas especialmente por promover uma intensa interação entre alunos das diversas instituições que participaram do evento”, complementou o prof. Sérgio Torres.

INADR – O III Torneio Internacional de Mediação foi uma competição entre equipes formadas por alunos de cursos de graduação em Direito, promovido pela Escola Superior da Magistratura do Trabalho – ESMATRA.

O torneio foi organizado pelo INADR – International Academy of Dispute Resolution, uma instituição norte-americana dedicada à promoção da mediação como forma de resolução pacífica de conflitos e que organiza competições ao redor do mundo, sendo destaques os torneios realizados nos Estados Unidos, na Inglaterra e na Índia.

Compartilhe: