As atividades extracurriculares têm sido muito importantes para Thamyres Aguiar, aluna do 8º período do curso de Psicologia do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão. Na sua segunda graduação, a aluna decidiu seguir o interesse pelo desenvolvimento humano, investindo também na pesquisa e em ações extensionistas para enriquecer a formação acadêmica. Com o projeto de iniciação científica e a participação no Projeto Rondon, Thamyres também sonha com boas oportunidades no futuro profissional.
Formada em outra área, Thamyres conta que decidiu cursar Psicologia na Unit-PE pela sua curiosidade em relação à maneira como as pessoas se comportam e se relacionam. “Eu sempre me interessei por assuntos relacionados ao desenvolvimento humano na sua totalidade biopsicossocial”, afirma. A estudante considera que essa tem sido uma realização tanto profissional como pessoal, e também percebeu a importância da saúde mental. “Acho que é isso que eu mais gosto na área: essa reflexão sobre as diversas possibilidades da vida, de renovação e de ressignificação”, complementa.
Iniciação científica
Essas dinâmicas entre as pessoas também deu origem ao projeto de pesquisa de Thamyres. Com o tema “Transmissões familiares: O que carregamos daqueles que nos antecedem”, o trabalho de iniciação científica tem o objetivo de analisar a influência das gerações na construção de comportamentos individuais. “A ideia do projeto surgiu justamente a partir das relações pessoais e acadêmicas e dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, que nos trouxeram esse entendimento dos processos psicológicos para a construção do indivíduo e como interagimos com essas características ao longo da vida”, explica.
Projeto Rondon
Já na área da extensão, Thamyres participou da Operação Sul de Minas I, do Projeto Rondon. Entre 16 de janeiro e 1º de fevereiro de 2025, ela e mais sete estudantes e dois professores da Unit-PE levaram ações de cidadania para a população do município de São José do Alegre. “Realizamos palestras e oficinas com conteúdos que incentivam a promoção da saúde mental. Foram enriquecedoras todas as trocas que fizemos e nos sentimos muito acolhidos. Fazer esse intercâmbio interestadual foi uma oportunidade maravilhosa”, relata Thamyres.
Formação completa
“Essas atividades extracurriculares têm me dado a oportunidade de praticar e de estar mais próxima dos professores, fortalecendo esse conhecimento e o desenvolvimento das minhas habilidades interpessoais e profissionais. Acredito que, ao final do curso, vou me sentir muito mais segura em relação às minhas escolhas”, comenta Thamyres. Por isso, a aluna diz que a experiência da Unit-PE está sendo muito positiva e destaca as atividades de extensão como um importante suporte para a sua formação.
Futuro
O maior sonho de Thamyres é ajudar as pessoas, com a sua atuação profissional, na busca por autoconhecimento e valorização da vida. “Somos seres coletivos, e precisamos desse fator emocional fluindo, saudável para fazermos boas escolhas e boas conexões”, reflete. “O plano para o meu futuro profissional é concluir a graduação com o máximo de experiências que eu puder vivenciar ainda na graduação, e também pretendo fazer mestrado e doutorado”, acrescenta.