ESTUDE NA UNIT
MENU

Aluna de Fisioterapia de 71 anos conta experiência na área

A estudante sempre quis seguir carreira na saúde

às 14h26
Compartilhe:

Graças ao Dia Nacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro, o referido mês é lembrado como o mês das pessoas que estão na terceira idade. Essa data foi escolhida por ter sido o dia em que foi promulgado o Estatuto do Idoso, no ano de 2003. Garantindo a educação como um dos direitos dessas pessoas, segundo o próprio Estatuto, o Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão — acolhe alunos da terceira idade. Uma delas é Edenilza Maria, de 71 anos, estudante do 4º período de Fisioterapia.

Início da carreira

Natural de Recife, a aluna conta que sempre se identificou com a área da saúde, tendo inclusive iniciado sua carreira por esse campo de atuação. “Em janeiro de 1975, comecei minha trajetória como técnica de enfermagem em São Paulo, na área infantil do Hospital Menino Jesus. Depois, passei para instrumentadora no centro cirúrgico, atuando em várias cirurgias, no Hospital Vila Cachoeirinha, em São Paulo”, narra Edenilza.

O sonho de seguir carreira na área, no entanto, precisou ser adiado por um tempo. Ao final do ano de 1978, Edenilza sofreu um grave acidente, que a deixou acamada por dois anos. “Devido à gravidade, fui aposentada em 1983 e retornei à minha terra natal, Recife”, diz. Mesmo assim, o desejo de continuar no setor ainda existia. “Tinha um sonho, que era retornar a trabalhar com saúde, fazer o que tanto amava e que, por anos, fiquei impossibilitada fisicamente”, confessa.

Sonhos

Foi em 1999 que Edenilza conseguiu seguir com seus objetivos. “Com 46 anos, resolvi retomar meus sonhos e fiz meu primeiro curso de Estética, em que recomecei do zero. Foi desafiador, mas daí por diante não parei. Fiz faculdade de Estética, fiz curso de línguas, falo mais dois idiomas, alemão e italiano e, atualmente, estou estudando francês.”, relata.

Unit-PE

Edenilza conheceu a Unit-PE através de uma amiga, que também é aluna da instituição, e ingressou no curso de Fisioterapia. A aluna ainda destaca sua disciplina favorita no curso: Patologia. “Amo o que faço, não desisto e, mesmo com 70 anos, quero a cada dia aprender mais, e Fisioterapia é mais um sonho de outros que virão”, afirma. Para o futuro, a estudante pretende seguir pela área de quiropraxia e pretende montar o próprio espaço. 

Compartilhe: