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A importância das experiências práticas para o ensino das ciências exatas

A experiência prática nas ciências exatas une teoria e prática, produzindo um cenário melhor do que o aluno vai ter como desafio para enfrentar um problema real

às 11h23
As experiências práticas colaboram decisivamente para a formação dos profissionais que atuam na área de ciências exatas (Chokniti Khongchum/Pexels)
As experiências práticas colaboram decisivamente para a formação dos profissionais que atuam na área de ciências exatas (Chokniti Khongchum/Pexels)
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A escolha por seguir uma carreira nas ciências exatas pode parecer muito difícil para uma parcela da população, mas alguns processos de ensino e aprendizagem podem facilitar e melhorar a caminhada acadêmica nessa área. As experiências práticas são recursos pedagógicos que auxiliam o aluno a vivenciar a teoria.

Segundo Cleiton dos Santos, professor-doutor do curso de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecatrônica da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe), as experiências práticas no ensino das ciências exatas ampliam o aprendizado em virtude de o aluno aprender fazendo. “A experiência prática produz uma visibilidade melhor do cenário que o aluno vai ter como desafio para poder resolver um problema. Então em outras palavras é facilitar a vivência daquele determinado conteúdo, colocando a mão na massa”, diz ele.

A estratégia de aliar a teoria com a prática, finaliza ou complementa um processo de ensino-aprendizagem de alto nível. Para Cleiton, a atividade prática em laboratório faz com que o aluno tenha uma percepção tridimensional do problema que ele precisa resolver, além de mostrar que, durante as práticas, acontecem detalhes jamais vistos na teoria como os possíveis imprevistos da montagem de uma experiência.

Outras práticas

O ensino das ciências exatas também pode ser potencializado com outros métodos de prática da teoria, a exemplo do uso de simuladores. “A simulação por meio de software é uma ferramenta muito importante, principalmente, quando não se tem um laboratório específico para determinada área. O ambiente construído por computador, ajuda a ter uma visão tridimensional do problema a ser resolvido, além de não produzir danos ao equipamento ou à própria integridade do aluno”, evidencia Cleiton.

Outra possibilidade de vivenciar a teoria são nas práticas extensionistas ou projetos de iniciação científica. “Unir a extensão e a iniciação científica com experiências práticas que estão aliadas ao contato com a comunidade e à leitura de artigos científicos atenda aos três pilares que é teoria, prática e execução. Dessa forma, as experiências práticas, sejam elas quais forem, ratificam o crescimento profissional daquele aluno”, conclui o professor.

Asscom | Grupo Tiradentes

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