A produção científica é o mecanismo mais importante no ramo acadêmico para sondar a humanidade e a natureza a fim de preservar, aprimorar e conhecer culturas ou espécies, mitigar ou erradicar problemas ou desenvolver soluções.
O ambiente acadêmico é o mais oportuno para dar início a uma carreira científica, auxiliado por um professor orientador ou, na maioria das vezes, junto a uma liga acadêmica – grupo de estudos, dessa forma o aluno produz conhecimentos com o intuito de compartilhar por publicações em revistas científicas ou até mesmo em simpósios, fóruns e congressos que podem ser institucionais, estaduais, regionais, nacionais ou internacionais.
Na academia, o aluno deixa de ter uma absorção de conhecimento mais passiva (ouve e escreve), como geralmente ocorre no ambiente escolar e pré-vestibular, e passa a ser ativa, se debruçando sobre as teorias da área de conhecimento escolhida, investigando, lendo, escrevendo e ao final de todo o processo apresentar os resultados obtidos. Mas além disso, a produção científica aumenta as chances de ingresso na carreira de ensino e pesquisa, conheça alguns benefícios:
- A produção científica, ainda na graduação, aumenta as chances de ingresso nos programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado), que dura cerca de 2 anos e o qualifica como mestre, com habilitação para lecionar, e o doutorado, curso de pós mais extenso que leva no mínimo 5 anos para conclusão e dá ao pós graduando o título de doutor, equivalente ao PhD nos Estados Unidos e Europa.
- Os alunos que fazem ciência durante a graduação tendem a desenvolver o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com mais facilidade. A prática leva a excelência, e entendendo desde cedo os critérios pré e pós textuais, o aluno reduz as barreiras para elaborar uma boa dissertação no final da graduação.
- Uma boa tese, a depender da instituição de ensino, não exige mestrado para chegar ao doutorado. O doutorado é o grau máximo de conhecimento e geralmente, para chegar a ele o acadêmico precisa passar pelo mestrado, mas não se tiver uma boa tese para defender. A perspectiva de inovação do conhecimento, quando bem fundamentada, pode ser atrativa para a banca examinadora, somada às demais etapas de entrevista, proficiência e defesa da tese inicial.
Toda base de conhecimento começa e termina na humanidade ou na natureza, seja esse conhecimento quantitativo ou qualitativo, por isso, o olhar inovador deve ser estimulado com a observação das áreas do conhecimento escolhidas, interdisciplinares ou correlatas.