A monitoria é uma atividade exercida por alunos em cursos de graduação, desenvolvida através de atividades extraclasse, orientadas pelo professor e destinadas ao aprofundamento do conteúdo, por meio de estudo dirigido, pesquisas e resolução de exercícios.
Tamanhas vantagens podem ser confirmadas pelo número de alunos que prestaram provas para concorrer a uma das 35 bolsas ofertadas pela instituição. Ao todo, 199 estudantes de diversas graduações participaram do processo seletivo, significando um aumento de cerca de 25% no número de concorrentes em relação ao último processo seletivo, ocorrido no segundo semestre de 2016.
As disciplinas são separadas por áreas de conhecimento, destacando-se: Anatomofisiologia I e II, Bioinformática, Biossegurança em Estética, Cinesiologia e Biomecânica, Clínica de Atenção Infantil I, Cosmetologia Aplicada à Estética, Dentística I, Imunologia, Parasitologia, Prótese total, dentre outros.
Em Exatas, figuram as disciplinas de Cálculo II, Física Elétrica e Magnetismo, Física Mecânica. E na área do Direito, as cadeiras de Ciência Política, Crimes em Espécie II, Direito Constitucional II, Direito das Obrigações, Direito Processual Civil, Fundamentos e Teoria do Crime.
Segundo o coordenador da Comissão de Pesquisa e Extensão (Copex), prof. Pedro Procópio, o grande número de alunos interessados na Monitoria aponta uma maior preocupação dos alunos em construir um currículo com diferenciais.
“A monitoria é o momento ideal para o aluno começar a preparação visando um mestrado ou a docência, além da valorização profissional, a certificação também conta pontos nos processos seletivos”, detalhou.
Entre os participantes, a aluna de Fisioterapia, Carolina Teles, do 5º período, que realizou a seleção pela primeira vez. “Como tenho a intenção de ingressar em um Mestrado após formada, acredito que a Monitoria é o primeiro passo para conseguir meu objetivo, além de contar pontos nos critérios de seleção”, afirmou a estudante que tenta uma vaga na disciplina de Cinesioterapia, que abrange o tratamento dos sistemas neuromuscularesquelético e circulatório por meio do movimento ou exercício.
Quem também concorreu a uma das vagas foi Sandra Katariny, que salientou a importância da Monitoria no currículo do aluno. “Pretendo buscar aperfeiçoamento em Direito Constitucional, e para isso, concorro a umas das vagas de monitora, por acreditar será o diferencial que preciso”, contou a estudante do 10º semestre de Direito.
MONITORIA – Ideal para quem pensa em seguir a carreira docente ou mesmo se sente bem em compartilhar os conhecimentos já fixados. A cada semestre as coordenações de curso informam à COPEX as disciplinas com maior demanda por monitores e assim são abertos os Editais, que também oferecem bolsas em dinheiro aos melhores colocados.
Para concorrer o estudante deve ter cursado a matéria de interesse com aproveitamento acima da média.