No dia quatro de abril, a unidade Nossa Senhora do Carmo recebe a exposição fotográfica “Violação e Proteção de Direitos Humanos – Método de Experiência Elementar”. Idealizada pelas docentes Carina Gouvêa e Clarissa Marques, do curso de Direito, a mostra é gratuita e aberta ao público.
De acordo com Carina, o projeto é fruto da integração das disciplinas Introdução ao Direito e Direitos Humanos. “Nosso objetivo é proporcionar aos alunos, calouros e veteranos, uma experiência voltada para a materialização dos Direitos Humanos a partir de uma vivência prática”, disse.
Carina ressalta ainda que a exposição fotográfica, a partir do olhar subjetivo dos alunos, pode ser pensada como o despertar. “Se existe uma experiência da maturidade humana é precisamente esta capacidade de nos colocarmos no presente, como se fosse próximo, uma parte de nós. E este conjunto de evidências aviva o que é irredutivelmente presente em todos: a mobilização. Que nos leva a agir e nos impulsiona em uma dinâmica de relacionamento com a realidade”, salienta.
Para as docentes, a experiência, a ser vivenciada pelos alunos, enfatizará e dimensionará o valor gerador da solidariedade, compaixão e amor nas e com as relações humanas. Além disso, pretende incitar o exercício crítico do pensar que deve acompanhar o acadêmico.