ESTUDE NA UNIT
MENU

Serviço Social é a nova graduação da UNIT

Curso tem duração de quatro anos e será ofertado na Unidade Casa Amarela; inscrições para Vestibular 2018.1 estão abertas

às 17h40
Compartilhe:

O assistente social faz o planejamento e a execução de políticas públicas e de programas sociais voltados para o bem-estar coletivo e a integração do indivíduo na sociedade.

Ele trabalha com questões como exclusão social, acompanhando, analisando e propondo ações para melhorar as condições de vida de crianças, adolescentes e adultos. Cria campanhas de alimentação, saúde, educação e recreação e implanta projetos assistenciais.

Em penitenciárias e abrigos de menores, propõe ações e desenvolve a capacitação para a reintegração dos marginalizados. É obrigatória a inscrição no Conselho Regional de Serviço Social para o exercício da profissão.

O que você pode fazer

Educação: Criar e implementar programas de bolsa de estudo e auxílio financeiro, assim como selecionar os estudantes beneficiários.

Empresas: Gerenciar programas educativos de saúde, lazer e segurança no trabalho para o corpo de funcionários. Implantar programas de benefícios sociais aos trabalhadores e sua família. Orientar o acesso do trabalhador às políticas sociais públicas e a seus direitos sociais e trabalhistas.

Proteção à criança e ao adolescente: Desenvolver projetos que subsidiem a garantia de direitos de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Saúde: Facilitar o acesso da população às informações e ações educativas na área de saúde.

Mercado de Trabalho

A demanda por assistentes sociais é crescente no Brasil, de acordo com o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS). A entidade tem registrados cerca de 160 mil profissionais. O forte continua sendo o setor público, em que as vagas costumam ser preenchidas por concurso.

As oportunidades estão nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social, presentes em todos os municípios do país, e no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mas também em escolas, creches, hospitais, unidades básicas de saúde e ambulatórios especializados.

Programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), ampliam a procura para além das grandes cidades.

Nos próximos anos deve crescer a procura na educação, já que tramita no Congresso Nacional uma lei que exige a presença do assistente social nas escolas públicas. Ele irá compor equipes, com pedagogos e psicopedagogos, para dar apoio a alunos com dificuldades de aprendizagem.

ONGs e fundações também contratam o assistente social para atuar nos movimentos sociais ligados aos direitos das crianças e adolescentes, de idosos, da mulher, de negros, de indígenas e da comunidade LGBT.

Está surgindo uma nova área de atuação do assistente social: a socioambiental. O profissional é requisitado para atender, por exemplo, comunidades impactadas por construções de usinas hidrelétricas ou então que passaram por um problema ambiental causado pelas mudanças climáticas, como secas extremas ou inundações. A procura é maior no Sudeste, mas há demanda em todo o país.

Curso

Todo o conteúdo é voltado para que o aluno compreenda e analise a realidade social numa perspectiva histórica, crítica e propositiva. O currículo inclui bastante sociologia, teoria política, filosofa e economia. Desde o início, o estudante realiza trabalhos de campo em comunidades e em diversos espaços institucionais e sociais. O estágio é obrigatório, assim como a realização de um trabalho de conclusão de curso.

Saiba mais sobre o curso de Serviço Social, da UNIT, no link

Compartilhe: