A busca pela beleza, saúde e bem-estar, tem feito cada vez mais parte do cotidiano de homens e mulheres, impulsionando um mercado de produtos e serviços que vai gerar cerca de R$ 7,5 bilhões até o final deste ano apenas na Região Nordeste.
O Recife é a segunda cidade do país onde as mulheres mais gastam com produtos para os cabelos. Mesmo com a desaceleração da economia, o setor vem apontando índices de crescimento, impulsionado pelos recentes avanços na área da pesquisa e desenvolvimento de novos produtos.
Por conta deste mercado, teve início na manhã de hoje (06), a VI Jornada de Estética e Cosmética, da UNIT, reunindo alunos da graduação e pós, professores, expositores, palestrantes e profissionais do ramo.
O encontro ocorre durante o dia inteiro, apresentando mesas redondas com temas como: estética íntima, microagulhamento e associações estéticas, terapia ortomolecular nas disfunções estéticas, dentre outros.
Ministrada pela egressa do curso de Estética e Cosmética, Ana Campos, a terapia ortomolecular é um estudo baseado no organismo em sua fisiologia, na investigação dos desequilíbrios e as formas de corrigi-los através de oligoelementos específicos.
Esta prática faz parte da terapia alternativa, na qual se acredita que disfunções são resultados de desequilíbrios químicos. Os benefícios do tratamento são inúmeros e muito eficazes.
A Estética Ortomolecular conta com o uso tópico de produtos como: cremes, loções, tônicos e máscaras, produzidos com ingredientes naturais, os chamados Oligoelementos.
No período da tarde, o evento é destinado à produção científica das estudantes de Estética e Cosmética. Uma mostra reúne os trabalhos produzidos pelas futuras esteticistas que passarão pelo crivo do corpo docente da instituição.
“Os alunos e profissionais que buscam conhecimento e estão em constante atualização são os que obtêm mais sucesso no mercado de trabalho. Por isso promovemos a jornada, que já está em sua sexta edição, como uma forma de discutir cientificamente os temas que trabalhamos no dia a dia”, explica Ivanacha Carneiro, coordenadora do evento, bem como, do curso de Estética e Cosmética da UNIT.
Ela afirma ainda que o mercado está mais exigente e tem cobrado dos esteticistas, cada vez mais conhecimento técnico e prático no exercício da profissão e no cuidado com os clientes/pacientes.
FORMAÇÃO – Com um panorama promissor, a profissão de esteticista vem ganhando espaço no mercado de trabalho, levando profissionais a buscar conhecimento e qualificação. A UNIT foi a primeira instituição de ensino pernambucana a oferecer, em 2010, o Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética, tendo formado inúmeros profissionais especializados nos cuidados com o corpo, rosto e cabelos.
Ao longo dos três anos de formação, os alunos desenvolvem habilidades no manuseio de equipamentos e na prestação de serviços de qualidade em áreas como estética corporal, facial, pré e pós-operatório, estética, maquiagem, massagens, terapia capilar e visagismo.
Os alunos da UNIT contam com uma clínica-escola para receber sua formação prática. No local são oferecidos, sob a supervisão dos preceptores, cerca de 30 tratamentos diferentes a preços simbólicos para a população.