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Saiba como construir sua carreira em Estética e Cosmética

Para você que é estudante e está terminando sua graduação em Estética, saiba como conseguir diferenciais que levarão ao sucesso

às 18h00
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O início é sempre o mais difícil. Quando o carro gasta mais combustível? Quando
damos a partida nele. Quando o profissional gasta mais energia? No início de sua carreira, quando precisa construir sua reputação, atrair clientes na estética, montar sua estrutura física, por menor que seja.

Contudo, todo esforço é válido se você sonha em seguir carreira em Estética e Cosmética. Confira nossas dicas.

Tenha paciência

A primeira dica para você que acabou de se formar é: tenha paciência. Você não constrói uma carreira de sucesso da noite para o dia. Uma carreira profissional é uma construção que leva um tempo.

Por isso a importância de se fazer o que gosta, por que é inútil escolher uma profissão somente pelo dinheiro e depois de algum tempo descobrir que não é aquilo que te faz feliz. Isso vale para qualquer profissão.

É um grande problema quando a pessoa faz o que ela não gosta, aquilo acaba se tornando um martírio na vida dela, ocasionando muitas vezes, danos psicológicos, que não compensam qualquer sucesso financeiro que por ventura possa vir, a não ser que a única coisa que importe realmente seja o dinheiro e mais nada.

Agora, já para quem ama o que escolheu fazer, ama sua profissão, tudo passa muito rápido, tudo é prazeroso, e o dinheiro acabando vindo com a consequência do trabalho.

Quanto tempo leva para o profissional liberal construir sua carreira?

Sinto muito em lhe dizer, mas não existe uma resposta pronta para esta pergunta. Quanto tempo vai levar depende de vários fatores: Da sua estratégia, do seu conhecimento de marketing, orientação da sua carreira, do seu esforço, etc. Não há uma resposta pronta: Em 5 anos sua carreira vai estar consolidada e ponto, não tem como saber, e isso é muito obvio até, mas vivemos em uma sociedade onde as pessoas buscam por respostas prontas e fabricadas para aliviarem sua ansiedade.

Sempre vai depender do profissional, depende de você única e exclusivamente. Da sua ética, da sua busca por conhecimento, vontade de aprender, vontade de atender o cliente bem, dar resultados, saber sobre marketing, vendas e tudo aquilo que sabemos que é importante para construir uma carreira de sucesso.

Invista em ganhar experiência

A segunda dica é buscar o ganho de experiência profissional antes de qualquer coisa. vivemos em um mercado onde as pessoas mal saem da faculdade e já querem abrir sua própria clínica.

Não tem nada de proibitivo nisso, porém é mais viável ganhar experiência primeiro para depois querer abrir uma clínica de estética. Dados do SEBRAE apontam que mais de 50% das empresas fecham antes de completar 2 anos de atuação. Muitas são as causas e entre elas está a falta de experiência e conhecimentos de gestão por parte do dono da empresa.

Sim, você para abrir uma empresa, por menor que ela seja, você precisará de conhecimentos de gestão e negócios, marketing e vendas, gestão de pessoas, ou precisará ter alguém que tenha esses conhecimentos, para minimizar os riscos de entrar para as estatísticas catastróficas do empreendedorismo no Brasil.

Nenhum mercado comporta 100% de empreendedores

Se todos que se formam, desejam ter sua própria clínica de estética, em breve não teremos mais clinicas. Donos de clinicas alegam não conseguir mão de obra, mas a mão de obra existente não deseja se sujeitar a um salário tão baixo, informalidade e carga horário acima da permitidas por lei como vemos alguns profissionais relatarem na internet.

O problema é que nem todo mundo tem perfil para ser empresário, isso é algo natural, mas por falta de alternativas no mercado, esses profissionais acabam tendo que partir para o negócio próprio, mesmo que em casa, ou na casa do cliente.
Por não ter conhecimentos de marketing e vendas, a única alternativa que muito profissional tem para conseguir clientes é baixar o preço.

Baixando o preço, força com que os concorrentes baixem o preço para competir. Por baixar o preço, acaba tendo que reduzir custos, que muitas vezes incidem sobre fatores preponderantes a qualidade do serviço, fazendo com que o mesmo, tenha uma queda de qualidade.

O cliente percebe isso, e acaba buscando outras alternativas, não se fidelizando a ninguém, gerando assim o que eu chamo de ciclo perde-perde. Todo mundo sai perdendo, os empresários, os profissionais e os clientes. Serviços baratos e sem qualidade, derrubam a credibilidade do mercado e por ai vai…..

Se você for empresário, tem sua clínica de estética, você precisa valorizar os seus funcionários, com salários melhores, pagar comissão, um plano de carreira. Temos que valorizar as pessoas, funcionários e clientes. Um funcionário nada mais é do que um cliente interno.

Não valorizar um funcionário é preparar um novo concorrente. Não que um funcionário valorizado não possa vir a ser um concorrente no futuro, mas não o valorizar, é uma opção que com certeza vai trazer problemas maiores para o seu negócio.

Se você é funcionário, precisa dar o seu melhor. Atender bem ao cliente, dar resultados a ele, orienta-lo bem, ser pontual e responsável, valorizar a empresa onde trabalha e buscar ajudar no crescimento dela para que você possa crescer também.

Marketing é primordial para qualquer empresa ou profissional liberal

Uma dica importante para consolidar a sua carreira é: Aprenda sobre Marketing e Vendas, desenvolva o seu marketing pessoal. Um profissional não vive só de técnica. A técnica é extremamente importante, claro, mas usando uma analogia para você entender melhor: Você não faz um bolo de laranja somente com laranja, você precisa de farinha, ovos, assadeira, entre outras coisas.

Então, você não se consegue uma carreira de sucesso só com técnica. A técnica ela é primordial, mas você não faz uma carreira de sucesso só com ela, é preciso entender de marketing, vendas, construir seu networking, valorizar os relacionamentos, entre outras coisas.

Dentro da sua profissão procure trabalhar com aquilo que te dá prazer, aquilo que te deixa realizado e que você tem o potencial de fazer melhor, encantar o cliente. Por exemplo, se você gosta de trabalhar mais com estética facial, então especialize-se.

Não que você não possa fazer outras coisas, mas você será especializada em algo que você tem potencial em atingir o nível máximo de excelência, e isso, eu posso garantir a você, é mágico.

Não aceite nada que vá contra seus princípios ou que possa prejudicar alguém

Outra coisa importante: não aceite fazer nada que não estejam de acordo com os seus princípios. Por exemplo, ao ir trabalhar em uma clínica, pedem para você fazer um procedimento sem o descartável, usar o aparelho sem registro, troca o creme do pote por um inferior. Não aceite.

Muitas pessoas reclamam, ahhh por que eu era obrigada a fazer isso ou aquilo, e eu precisava do emprego. Ninguém é obrigado a nada, e você pode muito bem questionar o seu patrão. Há uma frase que diz assim: “O que me preocupa não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons” atribuída a Martin Luther King,

Ao agir assim, você poderá prejudicar outras pessoas, economicamente falando, ou até na pior das hipóteses, prejudicando sua saúde e o seu psicológico. Fale o que está errado independente do proprietário, da sua necessidade de trabalhar. Se você faz parte disso, você está sendo conivente com a pessoa e situação.

Cultive bons relacionamentos e ajude quem você puder ajudar

Seja uma pessoa incentivadora, que ensina os colegas de trabalho, seja diferente, ajude no crescimento de outras pessoas, porque assim você vai ser querido, terá oportunidades, fuja das fofocas, trabalhe, dê o seu melhor, ajude no que você puder, faça sempre mais do que você é paga para fazer, os grandes profissionais fazem mais do que o combinado.

O profissional mediano faz somente o que lhe foi pago para fazer. Seja o diferencial da empresa onde você trabalha e com certeza você será o diferencial da sua empresa, caso queira um dia ter a sua.

Valorize sua Marca Pessoal

Outro ponto é que mesmo estando empregada, trabalhe paralelamente o seu nome, crie sua fanpage, Instagram, Youtube, faça vídeos, faça postagens, trabalhe o seu nome paralelamente, valorize a sua marca pessoal independentemente de onde estiver. Construa sua marca pessoal, dê dicas, escreva um blog, tenha seu cartão de visita, seja diferente da maioria, que reclama muito e pouco faz, isso em qualquer setor, não só na estética.

Por exemplo: Você pode dar palestras para valorizar sua marca pessoal.  Quando você fala em público, você acaba se tornando uma autoridade no assunto, as pessoas veem você diferente das demais. Você pode começar dando palestras aos seus clientes, para potenciais clientes da sua cidade.

Grave vídeos sempre que puder, você provavelmente me conheceu através dos vídeos, talvez se eu não os fizesse você não me conheceria.

Escreva artigos, eu mesmo, estou aqui expondo minhas ideias através deste artigo e divulgando o meu trabalho para você. Pessoas que nunca te encontrariam de outra forma, poderão lhe encontrar e conhecer mais sobre você. Isso abre portas, poderá trazer clientes, parceiros e oportunidades.

Um exemplo, meus vídeos me levaram a Madrid e a Londres. E outras oportunidades virão.

E você? quais oportunidades você quer para a sua vida profissional?

Finalizando

Quando você colocar em pratica tudo isso que citei neste artigo, você será com certeza mais valorizada no mercado, pelos clientes, seus patrões, pelos seus funcionários, pelos seus colegas de trabalho. Independente do seu lado onde você está. Lembre-se que a terra é redonda e as coisas mudam.

Um dia você está em uma posição e no outro dia está em outra, por isso valorize sempre o ser humano e as relações e coloque-as na frente dos ganhos financeiros, que são importantíssimos, mas não pode ser a prioridade. A prioridade são as pessoas.

Lembre-se que o cliente é a razão de viver da sua empresa, ele é quem coloca pão na sua mesa, leva o leite para os seus filhos, então ele tem que ser respeitado, reverenciado e vice-versa.

Você como prestador de serviço também tem seu valor, por isso valorize-se e não aceite qualquer coisa. Quem é mais importante? O mais importante não é o cliente e nem o fornecedor de serviços, e sim a relação de consumo, e essa relação tem que ser sempre priorizada sempre. Faça sempre algo que seja justo, bom para você e bom para o cliente.

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