Está chegando o momento de decidir qual carreira você vai seguir e é natural que apareçam dúvidas nessa fase. As nomenclaturas podem ser complicadas e confundir bastante. Os termos bacharelado, tecnológico e licenciatura são amplamente empregados, mas será que o significado deles está claro para você?
No sistema educacional superior brasileiro, o aluno recebe um título ao finalizar o seu curso de graduação. O título é comprovado pelo certificado ou diploma e é dividido nas seguintes categorias: licenciatura, bacharelado e tecnológico. Preste bastante atenção. Conhecer bem as características de cada um vai te ajudar a escolher corretamente.
Cada um é cada um?
É importante destacar que embora os títulos de licenciatura e bacharelado ofereçam possibilidades bem diferentes para o estudante, a base da estrutura curricular dos dois é a mesma. Ou seja, normalmente existe um núcleo comum – o que possibilita que algumas instituições, por exemplo, ofereçam as duas modalidades.
O que é Bacharelado?
A formação do profissional com título de bacharel ou bacharela é voltada para a atuação de maneira ampla no mercado de trabalho. O foco é na atividade propriamente dita de um ofício, englobando os mais variados setores como a agropecuária, saúde e serviços. Representa a titulação mais tradicional entre as universidades, com carreiras concorridas como a de Direito, Medicina e Engenharia.
A duração média dos cursos varia entre quatro e seis anos.
O que é Licenciatura?
O licenciado ou a licenciada tem seu curso focado na formação de profissionais do ensino. Ou seja, na licenciatura a ideia é aprender a ensinar o ofício. O curso de Pedagogia habilita o professor a lecionar para a Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Já para o Ensino Médio, existe uma série de formações mais específicas, como Matemática, Física e Ciências Biológicas.
As licenciaturas normalmente têm a duração de quatro anos.
E o tecnológico?
O terceiro tipo de titulação é a dos cursos superiores de tecnologia. O tecnólogo tem uma formação mais rápida (normalmente entre dois e três anos) e voltada, assim como no bacharelado, para a atuação de um ofício. A diferença está no fato do profissional tecnólogo não ser preparado de maneira ampla, mas sim de maneira específica. É recomendado para quem procura uma rápida inserção no mercado de trabalho em uma determinada área.
Melhor dos dois mundos
Ter uma maior noção sobre as particularidades de cada titulação é o primeiro passo para fazer uma boa decisão. Pode ser que, mesmo assim, você continue confuso e indeciso. Uma boa solução é procurar instituições que ofereçam cursos com as duas estruturas curriculares – nos quais o aluno ingressa, cursa uma série de disciplinas base e, posteriormente, escolhe se prosseguirá com a licenciatura ou com o bacharelado.
Em muitos desses cursos, é possível até sair com as duas titulações, de forma simultânea. Os benefícios são muito grandes para o currículo e para o potencial de atribuições.