Materiais que normalmente seriam jogados no lixo se transformam em experimentos científicos na mão de jovens inventores. Produção de biopetróleo, criação de larvicidas a partir do óleo de girassol, fabricação de plásticos biodegradáveis a partir da casca da mandioca, entre outros.
Os resultados da criatividade e engenhosidade de dezenas de estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Técnico de várias partes do Brasil, e do México, serão apresentados ao longo desta semana na 13ª edição da Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia – Fenecit.
A mostra científica que inicia nesta terça (19), a partir das 08h, é realizada pelo Colégio Anglo Líder em parceria com a Faculdade Integrada de Pernambuco – UNIT, reúne mais de 180 trabalhos em nove áreas do conhecimento, no câmpus Nossa Sra. do Carmo, na Boa Vista, área central do Recife. Os projetos que mais se destacarem na Fenecit, considerada a maior feira científica escolar da região, serão premiados no sábado (23).
“A feira já é realizada há 12 anos e tem o objetivo de incentivar e difindir a pesquisa científica no ensino básico. Contamos com a participação de estudantes de várias instituições de ensino com projetos interessantes e inovadores”, explica a coordenadora geral da Fenecit, Rosenilda Vilar.
A mostra é dividida em duas fases. A primeira é realizada nas unidades do Colégio Anglo Líder, organizador da feira, onde são apresentados os trabalhos internos. Já a segunda fase, que ocorre na UNIT, recebe projetos de 17 estados brasileiros e do México.
Todos os trabalhados apresentados durante a feira de ciências passarão por avaliação de uma banca examinadora. Os que mais se destacaram serão premiados com medalhas e receberão credenciamento em feiras de conhecimento nacionais e internacionais. A solenidade de premiação dos vencedores acontece ao final do evento, no auditório da UNIT.
A Fenecit tem o apoio do IFPE-PE, da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Espaço Ciência e Prefeitura do Recife, tendo objetivo despertar nos estudantes dos Ensinos Fundamental; Médio e Técnico e períodos iniciais do nível superior, o interesse pela investigação, produção e saber científico, através da construção e exposição de projetos de pesquisas, além de promover investimentos pessoais na vida dos estudantes (participação em feiras nacionais e internacionais, intercâmbios, bolsas de estudos em escolas particulares, faculdades e universidades).
Mais informações e a programação completa da 13ª Fenecit, no www.fenecit.com