ESTUDE NA UNIT
MENU

A importância do trabalho voluntário no currículo

A experiência é valorizada por empresas e pode ser um grande diferencial rendendo pontos para candidatos em processos seletivos

às 12h08
Compartilhe:

*Do portal Universia

Empresas valorizam a realização de trabalho voluntário nos candidatos que estão concorrendo para uma posição na organização. Além de ser uma atividade que promove a formação pessoal, é considerada uma ótima preparação para os desafios encontrados no mercado de trabalho.

Quem dedica parte do seu tempo para o voluntariado, desenvolve habilidades recorrentes no dia a dia das companhias, como comprometimento, liderança, boa comunicação e trabalho em equipe. Ao trabalhar com causas sociais, o profissional ainda evolui sua sensibilidade, humanidade e proatividade – características essenciais para lidar com problemas comuns do mundo corporativo.

DIFERENCIAL EM PROCESSOS SELETIVOS

Quando dois candidatos possuem o perfil profissional parecido, a realização de trabalho voluntário pode ser utilizada como critério de desempate entre dois concorrentes.

ALTERNATIVA AO DESEMPREGO

Um profissional que está em busca de recolocação no mercado de trabalho não pode ficar parado enquanto procura oportunidades, mas sim dedicar o tempo para, também, desenvolver novas habilidades. O trabalho voluntário, além de ser uma ótima atividade para esse período, pode ajudar na conquista de uma vaga.

COMO INSERIR NO CURRÍCULO

Caso o candidato não possua nenhuma experiência profissional, característica comum aos processos de seleção de estágio, pode colocar os trabalhos voluntários realizados juntamente a eventuais projetos da faculdade e demais atividades relacionadas à profissão que deseja seguir.

Se já teve outros empregos, pode inserir o voluntariado no tópico “outras informações” – como dado complementar.

O profissional deve colocar o nome da instituição, período de participação e principais funções e habilidades desenvolvidas.

Compartilhe: