ESTUDE NA UNIT
MENU

Como equilibrar a vida e o estudo durante a faculdade

Se você pretende se formar antes de chegar aos 30, aprenda algumas formas de equilibrar a vida pessoal e acadêmica durante a faculdade

às 11h43
Compartilhe:

*Do portal Universia

Quando se é jovem, solteiro, sem filhos e na faculdade é fácil acabar sendo um pouco ambicioso demais com o que dá para fazer com o seu tempo. É assim que muita gente acaba planejando fazer trabalhos, ir a festas, cuidar da casa, estagiar e ainda ir à aula tudo no mesmo dia, todo dia, por quatro anos. Quando essa agenda não funciona os estudos são os primeiros a saírem prejudicados.

Se você pretende se formar antes de chegar aos 30, aprenda algumas formas de equilibrar a vida pessoal e acadêmica durante a faculdade:

Faça bom uso da tecnologia

Isso significa, principalmente, usar ativamente o seu celular. Algumas faculdades oferecem aplicativos com informações sobre provas e datas de entrega de trabalho. Se a sua faculdade é uma dessas, fazer um uso ativo dessa ferramenta pode ser a diferença entre conseguir fazer tudo com calma e se desesperar no último minuto. Para quem não tem acesso a esse tipo de aplicativo, ainda existem vários outros prontos para auxiliá-lo a se manter organizado. O Evernote, por exemplo, é gratuito e armazena notas que podem ser muito úteis na hora de se organizar.

Lembre-se que você é a prioridade

Aprender o que é importante de verdade é vital para quem quer atingir equilíbrio entre o pessoal e o acadêmico. Talvez esse tipo de pensamento já tenha ocorrido a muitos estudantes, afinal o tempo de faculdade é curto e agora é a hora de investir em você mesmo. O importante é não se sentir culpado com esse tipo de pensamento. Para fazer isso funcionar, você precisa se colocar em primeiro lugar. Às vezes isso pode significar colocar amigos e família em segundo plano, deixar de ir à uma festa ou remarcar uma visita.

Compartilhe: