O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), juntamente à incubadora Impact Hub, está selecionando empreendedores para treinamento e participação em uma cúpula global sobre empreendedorismo social. As inscrições para o Acelerate 2030 vão até 2 de junho.
O objetivo é assessorar e divulgar projetos voltados ao empreendedorismo social com o intuito de angariar mais investimentos. Estarão presentes empreendedores da Venezuela, Colômbia, Guatemala, Brasil, Gana, Mali, Ruanda, África do Sul, Zimbábue, Ucrânia, Turquia, Armênia, Mianmar, Filipinas, Camboja, México e Malásia.
Para participar da seleção, é preciso ter histórico de sucesso e contribuir para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ganhadores participarão de uma semana de treinamento em Genebra e da Cúpula social Good, que acontecerá em outubro. Lá, cada empreendedor trará soluções para os desafios propostos pelo ODS.
“Estamos buscando empresas com modelos de negócio comprovados, que agreguem valor a suas comunidades e estejam prontos para ganhar escala internacionalmente”, afirmou o criador do Accelerate 2030 e cofundador da Impact Hub Genebra, Santu Boëthius. “O objetivo do nosso programa de suporte personalizado de nove meses de duração é capacitar start-ups para que elas aumentem seu impacto além das fronteiras e conectá-las aos parceiros certos para financiarem sua jornada de crescimento.”
No evento, cada empreendedor apresentará suas soluções para os desafios dos ODS. O encontro é também uma oportunidade para conhecer representantes de corporações, organismos internacionais e investidores.
“Empreendedores são um componente essencial para a Cúpula Social Good, pois eles apresentam soluções concretas para os desafios de implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Estamos orgulhosos em conectar os finalistas do Accelarate2030 a parceiros estratégicos e em dar visibilidade para suas soluções”, disse a gerente da Social Good Summit de Genebra, Sarah Bel.
No ano passado, o Accelerate2030 recebeu 177 inscrições de dez países. Estimativas indicam que a exposição trazida pela iniciativa facilitou investimentos na faixa de 300 mil a 1 milhão de francos suíços. Neste ano, o Accelerate2030 expandiu seu alcance para contemplar empreendimentos 17 nações.