ESTUDE NA UNIT
MENU

Os melhores filmes para aprender inglês

Confira dicas da equipe do UNIT Idiomas e saiba quais os melhores filmes e séries para aprender a falar inglês fluentemente

às 17h14
Compartilhe:

Para aprender inglês não tem atalho: você precisa colocar o idioma na sua rotina. E não existe jeito melhor de fazer isso do que pegando uma coisa que você gosta de fazer, e colocando ela em inglês. Se você gosta de filmes e séries, eles podem ser o atalho ideal para colocar o inglês na sua vida.

Abaixo, o UNIT Idiomas indica alguns dos melhores filmes para aprender inglês e como absorver o máximo de conteúdo possível de acordo com o seu nível no inglês. Colocamos os trailers em inglês, assim você pode ouvir antes e descobrir qual é o mais fácil de entender para você. De quebra, ensinamos como selecionar os melhores títulos por conta própria. Confira:

4 MELHORES FILMES PARA APRENDER INGLÊS

1. Tangled (Enrolados)

Tem na Netflix

A verdade é que qualquer animação é uma ótima pedida. Por serem dubladas em um estúdio, e direcionadas a crianças, as falas são simples e ditas com clareza. Exatamente o que você procura quando vai aprender inglês.

No caso de Enrolados existe mais um bônus: você provavelmente já assistiu esse filme. Por isso, mesmo se você tiver dificuldade em acompanhar, dificilmente vai se perder completamente na história.

Só tenha cuidado com filmes infantis em que os personagens sejam crianças e falem de forma estranha, como é o caso da voz de Chihiro em “A Viagem de Chihiro”. A voz esganiçada que escolheram na dublagem em inglês pode ser difícil de entender.

2. Brooklyn 99

Tem na Netflix

Às vezes assistir um filme inteiro numa língua estrangeira que você não entende muito bem pode ser mais cansativo do que produtivo. Nesse caso, uma série leve com episódios de 20 minutos pode ser uma ideia melhor. Brooklyn 99 é uma comédia, e que apesar de ser policial não usa muitos termos específicos da área. Ela é leve, nada violenta, e a maioria dos personagens fala com extrema clareza.

3. Where to Invade Next

Tem na Netflix

Documentários em geral também são recomendáveis porque eles concentram a maior parte das falas em um único narrador que fala pausadamente, com pronúncia perfeita. Só evite escolher temas com os quais você não tem muita familiaridade, ou os termos vão acabar confundindo você.

Se você não tem paciência para documentários, não tem problema. Essa produção do diretor Michael Moore é tão divertida que quase parece um filme. Ele viaja a Europa para mostrar tudo o que eles têm no velho continente em educação, direitos trabalhistas e morais e que os Estados Unidos não têm. Além de tudo, o documentário também é um ótimo aprendizado sobre a realidade americana.

4. The Man From U.N.C.L.E.

Não tem na Netflix

Esse filme quebra uma das regras para escolher um bom filme em inglês, existem alguns personagens nele com um forte sotaque russo. Mesmo assim, vale a pena dar uma chance para ele. É só manter em mente que entender parte dos personagens vai ser um desafio.

Também é interessante notar o contraste entre a fala de Henry Cavill, que é completamente clara, e a dos personagens do sotaque. Assim você consegue identificar melhor como é a pronuncia das palavras no inglês americano.

COMO ASSISTIR OS FILMES PARA MELHORAR SEU INGLÊS

O exercício é simples, e pode ser feito em três níveis de dificuldade:

Easy: Coloque o áudio em inglês e a legenda em português. Assista o filme normalmente, e tenta identificar palavras e expressões que aparecem com frequência. Indicado para quem costuma assistir filmes dublados em português, ou está só começando a aprender e não quer um grande desafio.

Normal: Coloque o áudio e a legenda em inglês. Anote no celular ou em um caderno expressões recorrentes que você não entende e consulte o significado no Google Tradutor. Tudo bem não entender absolutamente tudo que é dito, o importante é não desistir. Indicado para quem já assiste filmes no idioma original com legendas em português, ou que já tem algum vocabulário acumulado.

Hard: Coloque o áudio em inglês e tire a legenda. A dica aqui é colocar fones de ouvido, eles vão evitar que os sons do ambiente interfiram no exercício. Indicado para quem quer treinar o ouvido para o inglês, que já tem vocabulário e que não precisa mais das legendas como “muletas”.

COMO ESCOLHER OUTROS FILMES

Para escolher esses filmes usei os seguintes critérios, que você também pode aplicar a outros filmes ou séries:

1. Que os personagens não tenham sotaque

Como mencionamos no texto sobre inglês americano e britânico, a maioria de nós brasileiros aprende o inglês americano. Então evite filmes britânicos, australianos, canadenses e etc. Outro problema que pode surgir são os sotaques regionais, a fala de um texano, por exemplo, pode ser ininteligível para quem está começando a aprender.
Não passa no teste: Political Animals (série), todos os filmes do Harry Potter.

2. Que as falas sejam pronunciadas com clareza

Filmes de suspense, ou com clima mais pesado no geral, costumam ter mais sussurros, gritos e outros modos de fala que vão dificultar a sua vida. Alguns programas com histórias complexas também podem formar o hábito de falar tudo muito rápido. Fuja deles. Procure filmes onde as pessoas vão passar a maior parte do tempo falando em tom normal, e com clareza.
Não passa no teste: Hannibal (série e filmes) e Atividade Paranormal.

3. Que o tema não seja muito complexo

Assistindo filmes em português, às vezes nós tropeçamos em termos desconhecidos. Tente evitar isso em filmes em inglês. Filmes com temas médicos, personagens intelectuais ou outros tipos de terminologia específica não são recomendados.
Não passa no teste: Sherlock e House.

Saiba mais acessando: https://pe.unit.br/idiomas/

Compartilhe: