ESTUDE NA UNIT
MENU

Começando um negócio próprio: como reformular um plano de negócios

Veja as dicas sobre como reformular o seu plano de negócios constantemente com o professor Donald N. Sull, da London Business School

às 12h50
Compartilhe:

*Do portal Universia

Um plano de negócios funciona como um escudo contra riscos para o seu negócio, mas isso só acontece e você investir nele. Esse plano deve estar em constante evolução. Assim, como o seu negócio muda, ele deve acompanhar esse crescimento.

Num artigo para o MIT Sloan Management Review, o professor da London Business School, Donald N. Sull, dá algumas sugestões práticas para administrar os riscos inevitáveis de quando você busca oportunidades. Confira suas principais dicas de como formular e reformular o seu plano de negócios:

  1. Seja flexível desde o começo do processo e mantenha a fluidez durante a sua execução. Não se comprometa cedo demais. Espere que o seu primeiro plano seja provisório e sujeito a revisões.
  2. Pergunte-se se a sua experiência e perícia dão a você o direito de uma opinião sobre uma oportunidade especifica de negócio. Às vezes, o melhor é admitir as suas fraquezas e pedir a opinião de alguém mais experiente, ou mudar de área.
  3. Identifique o que tem o potencial de prejudicar o seu negócio. Descubra quais variáveis são uma ameaça para o seu negócio antes que elas ataquem.
  4. Identifique com clareza quais são os componentes-chave para o sucesso do seu negócio. Por que você está apostando neles? E o que exatamente você está apostando?
  5. Consiga apenas o dinheiro necessário para o próximo projeto ou experimento que você quer fazer, com um pouco de extra para imprevistos.
  6. Evite contratar gestores importantes antes de algumas rodadas de experimentação, e um modelo de negócios estável.
  7. Em algum ponto, teste o seu produto ou serviço numa escala pequena no mundo real.
  8. Teste e refine o seu negócio antes de expandir as suas operações.
Compartilhe: