*Do portal Universia
Quem está em busca de um estágio muitas vezes possui algumas dúvidas sobre como é a rotina e até que ponto as obrigações se assemelham a de um emprego. Confira algumas das principais dúvidas e burocracias que quem está nessa etapa da carreira deve conhecer antes mesmo de ingressar em alguma empresa:
É OBRIGATÓRIO?
Antes de mais nada, é preciso lembrar que nem toda graduação exige estágio. Isso não significa, porém, que não é importante. O estágio é uma porta de entrada para o mercado de trabalho. Existem opções que são remuneradas e outras não. Grandes empresas como Google e Microsoft são adeptas aos conhecidos “estágios de verão”. Apesar de não haver salários, eles contribuem muito com o currículo.
A CARGA HORÁRIA
Isso é importante lembrar: o período de trabalho pode ser de 20 ou 30 horas semanais Logo, um estagiário não pode trabalhar mais do que seis horas por dia. Também não são permitidos plantões – nas carreiras em que isso ocorre – e horas extras. O estudante também pode pedir para que a sua jornada seja reduzida até a metade durante a semana de provas ou devido ao trabalho de conclusão de curso.
E TEM BENEFÍCIO?
Os benefícios não são obrigatórios. Os mais comuns, como por exemplo o vale-transporte e o vale refeição, não estão inclusos no “pacote”. Boa parte das empresas tende a inserir ou outro – ou até ambos – mas isso varia de acordo com a política interna do local.
TEM DIREITO A FÉRIAS?
Todo estagiário, após um ano de estágio, tem direito a férias remuneradas. Tal direito também pode ser proporcional ao período trabalhado – no caso do mesmo não concluir o ano completo.
Para saber mais sobre as regras e vagas de de estágio, entre em contato com o UNIT Carreiras, no carreiras@pe.unit.br ou pelo fone 3878-5120.