ESTUDE NA UNIT
MENU

Austrália ou Nova Zelândia? Conheça as diferenças e saiba em qual estudar

Pensando em estudar na Oceania? Conheça as diferenças entre Austrália e Nova Zelândia e veja qual dos dois países tem mais a ver com você

às 18h03
Compartilhe:

*Do portal Universia

Se você já pensou em estudar em algum país da Oceania, provavelmente já ficou em dúvida se deveria considerar a Austrália ou a Nova Zelândia. Apesar de algumas semelhanças entre si, ambos possuem perfis completamente diferentes e oferecem vivências distintas. Confira as diferenças e saiba qual escolher:

AUSTRÁLIA

A Austrália conta com uma população de 23,1 milhões de habitantes e a maior barreira de corais existente no mundo. Apesar de Sydney ser sua cidade mais famosa, a capital do país é, na verdade, Camberra. O clima varia entre quente e úmido e quente e seco com invernos – acredite – bastante frios.

NOVA ZELÂNDIA

Com uma população bem menor, a Nova Zelândia é composta por duas ilhas, a Norte e a Sul, conta com 4,4 milhões de habitantes e tem como forte a criação de ovelhas – são sete por habitante! Assim como ocorre com a Austrália, sua cidade mais famosa, Auckland, não é a capital, mas sim Wellington, que fica localizada ao sul da ilha Norte. O clima é de extremos, se ao Norte temos temperaturas altas e calor, ao Sul é bem mais frio, possibilitando, por exemplo, esportes como o ski.

A CULTURA DE AMBOS

A Austrália possui reflexo das mais diferentes culturas, em especial, a norte-americana. Apesar da distância geográfica, muitos aspectos do dia a dia australiano lembram bastante os americanos. Isso se vê refletido, por exemplo, na própria gastronomia do país: não há exatamente uma culinária típica, mas sim o resultado de “um pouquinho de cada canto do mundo”.

Se, por um lado, a Austrália é uma verdadeira mistura de culturas, por outro, a Nova Zelândia é extremamente preocupada na preservação de suas raízes. Lá, a valorização da cultura Maori – povos originários das ilhas – é parte do dia a dia do país. Até mesmo as placas de sinalização são escritas em inglês e maori como uma forma de abraçar tal cultura. A interação é natural e logo você se vê inserido nesse cotidiano.

TRABALHANDO NA AUSTRÁLIA E NA NOVA ZELÂNDIA

Tanto a Austrália quanto a Nova Zelândia seguem a mesma política quanto a essa questão. Quem vai para lá estudar tem direito a trabalhar durante 20 horas semanais. Os pagamentos também são feitos com base no número de horas que você trabalhou. A maioria dos estudantes busca emprego em locais como agências de turismo ou restaurantes e boa parte deles encontra emprego por meio de indicações. É comum um estrangeiro, principalmente brasileiros, indicar ao outro para posições que costumava ocupar.

A CONVIVÊNCIA COM OS LOCAIS

Os dois países estão acostumados a receber estrangeiros, especialmente a Austrália. Porém, no caso dos habitantes da terra dos cangurus, pode ser um desafio entrar em seu círculo de amigos. Isso porque os australianos tendem a nascer, crescer e permanecer em uma mesma cidade, criando amizades desde a infância com um mesmo grupo. No entanto, com um pouco de jeito e uma mente aberta, logo você se encontra cheio de amigos australianos.

No que diz respeito a se abrir para outros grupos, os neozelandeses são um pouco mais desprendidos. É possível, porém, que ocorra alguma resistência no começo – lembre-se que se trata de um país pequeno onde as pessoas se conhecem – mas nada que torne impossível fazer algumas amizades. Tenha paciência que as relações se construirão naturalmente.

Compartilhe: