Uma iniciativa que investiga, avalia e propõe tratamento para problemas da pele acneica, através do uso da argila. Assim é o projeto Acne Vulgar realizado por alunas da graduação em Estética e Cosmética, da Faculdade Integrada de Pernambuco – UNIT.
Unindo conhecimentos teóricos à prática, a iniciativa tem o objetivo de desenvolver nas futuras profissionais da Estética, competências para identificar os graus e tipos de acne, suas sequelas e desenvolver tratamentos, recuperando a autoestima ou a necessidade de encaminhar a um tratamento multiprofissional.
A coordenadora do curso de Estética e Cosmética, da UNIT, profa. Ivanacha Carneiro, explica que a utilização da argila se dá por conta das propriedades terapêuticas do material e preço acessível.
“A argila verde – rica em óxido de ferro – apresenta pH neutro, grande função absorvente, combate edemas, é secativa, emoliente, antisséptica, bactericida, analgésica e cicatrizante, sendo indicada para peles oleosas e acneicas e para a fabricação de produtos destinados ao tratamento de cabelos oleosos. Ela também oxigena as células, é esfoliante suave, promove a desintoxicação e regula a produção sebácea”, detalha a docente.
Ainda segundo Ivanacha Carneiro, a presença do ferro tem papel importante na respiração celular deixando a pele hidratada, revitalizada e firme. “É a argila mais eficaz para peles oleosas e com acnes, pois tem ação secativa, anti-inflamatória e grande capacidade de absorção, sorvendo o excesso de oleosidade e regulando a produção sebácea”, ressaltou.
Como parte da atividade, as alunas vão realizar atendimentos ao público, que será avaliado e tratado na clínica-escola de Estética e Cosmética, da UNIT.