ESTUDE NA UNIT
MENU

Começando um negócio próprio: o que escrever em um bom plano de negócios

Confira dicas para produzir um plano de negócios ideal para o sucesso da sua empresa

às 20h33
Compartilhe:

*Do portal Universia

Na hora de empreender, preparar um plano de negócio é imprescindível. Esse documento é importante para negócios de qualquer tamanho ou tipo. A seguir, confira um modelo que todo um bom plano de negócios deve ter:

  1. O SEU OBJETIVO

Essa parte é um resumo dos seus propósitos e objetivos.

  1. AS PESSOAS

O ingrediente mais importante para o seu sucesso é você mesmo. Foque em como a sua experiência anterior vai ser aplicada no seu novo negócio. Prepare o seu currículo e os currículos de cada pessoa envolvida no início do seu negócio, sempre sendo realista e fatual.  Essa parte é especialmente importante para futuros investidores, parceiros e vendedores. Se você não é qualificado para fazer alguma função, esclareça como você vai trabalhar para vencer essa fraqueza.

  1. SEU PERFIL DE NEGÓCIOS

Defina e descreva o negócio que você pretende começar e exatamente como você planeja realizá-lo. Tente permanecer focado no mercado especializado que você pretende servir. Lembre-se que especialistas sempre se dão melhor.

  1. ANÁLISE ECONÔMICA

Ofereça uma análise completa do ambiente econômico no qual a sua empresa vai entrar. Explique como o seu negócio será apropriado para os agentes reguladores e público alvo com que ele terá que lidar no futuro. Caso faça sentido, inclua estudos demográficos e outros dados relevantes ao seu negócio.

  1. AVALIAÇÃO DE FLUXO DE CAIXA

Inclua um fluxo de caixa de um ano que incorpore o capital de que você vai precisar. Coloque também as suas previsões de tudo que pode dar errado e como você pretende lidar com isso.

  1. PLANO DE MARKETING E EXPANSÃO

Seu plano de expansão deve descrever como você pretende testar seus negócios e produtos antes de oficialmente colocá-los no mercado.

  1. PLANO DE CONTROLE DE DANOS

Todos os negócios passam por momentos ruins. A sobrevivência depende de quão bem você está preparado para lidar com isso. Seu plano de controle de danos deve antecipar possíveis ameaças e antecipar como elas podem ser revertidas.

 

Compartilhe: