ESTUDE NA UNIT
MENU

5 séries interessantes para quem quer estudar Direito

Se você sonha em estudar Direito, deve gostar de seriados centrados no sistema judiciário! Listamos cinco boas séries que trazem o tema à tona!!

às 17h55
Compartilhe:

*Do Guia do Estudante

Se você sonha em estudar Direito, certamente deve gostar de filmes e seriados que estão centrados no sistema judiciário, na vida de advogados ou em investigações policiais. Listamos cinco boas séries que trazem o tema à tona. Já viu alguma delas? Quais são as suas preferidas?

1 – Making a Murderer

Lançada no final de 2015 no Netflix, a série-documentário conta uma história verídica sobre um crime. Steven Avery, um norte-americano da cidade de Manitowoc, no Wisconsin, passou 18 anos preso pelo estupro de uma mulher. No entanto, após todo o tempo mantido em cárcere, Steven consegue realizar um exame de DNA que comprova que não foi ele que cometeu o abuso sexual, retoma a liberdade e volta a trabalhar no ferro-velho da família.

Depois da soltura, porém, às vésperas de ser indenizado financeiramente pelo estado devido ao engano, o homem começa a ser novamente acusado e investigado de um novo crime: a morte de uma fotógrafa. O corpo de Teresa Halbach foi encontrado carbonizado no quintal de Steven. Por ser um documentário, a série é extremamente interessante para analisar o funcionamento do sistema judiciário dos Estados Unidos e as contradições do caso.

Além disso, o engajamento dos telespectadores com a história foi tão grande que 300 mil pessoas enviaram um abaixo-assinado à Casa Branca pedindo o perdão de Steven Avery.

2 – The Good Wife

The Good Wife conta a história da advogada Alicia Florrick, que, após anos como dona-de-casa, precisa retomar a vida profissional quando seu marido, o Procurador Geral do Estado Peter, se vê envolto em um escândalo sexual com prostitutas e corrupção e é preso. Alicia precisa, então, sustentar os dois filhos adolescentes e passa a trabalhar no escritório Stern, Lockhart & Gardner, liderado por Will Gardner, seu ex-colega de faculdade.

A série, que tem sete temporadas e foi lançada em 2009, traz um componente importante de gênero que mostra como uma mulher é vista no ambiente dos escritórios de advocacia. Tendo que lidar, muitas vezes, inclusive com situações machistas, Alicia tenta retomar a carreira e convive com dilemas da profissão e com as ambições de colegas de trabalho mais jovens.

3 – How to Get Away With Murder

Um clássico dentre as séries sobre Direito, How To Get Away With Murderer mostra o trabalho de cinco alunos de Direito, Laurel, Connor, Asher, Wes e Michaela, no escritório da professora de Direito Penal da Universidade de Middleton, na Filadélfia, Annalise Keating, interpretada por Viola Davis. Involuntariamente, os estudantes se envolvem em um trama de assassinatos e conspirações que muda o rumo de suas vidas.

Disponível no Netflix, a série rendeu um Emmy para Viola Davis na categoria de melhor atriz em série dramática. A conquista fez com que Viola se tornasse a primeira mulher negra a receber a premiação.

4 – Law and Order – Special Victims Unit (SVU)

Essa veterana do mundo das séries traz à tona investigação de casos de assassinatos de crimes violentos inspirados em situações reais em Nova York. Os detetives da equipe especial de elite do Departamento de Polícia de NY, Elliot Stabler e Olivia Benson, investigam casos de crimes hediondos, principalmente de caráter sexual, ocorridos na cidade. Elliot está há anos trabalhando com esse tipo de busca e Olivia passa a desvendar o mundo do crime motivada por acontecimentos do seu passado.

A série tem mais de 400 episódios e já está na 18ª temporada. É uma boa pedida para quem quer entender não só os trâmites judiciais dos crimes, mas também como são feitas as investigações casos violentos e complexos ocorridos no sistema norte-americano.

5 – Suits

Essa série é ficcional e já apresenta uma trama mais leve do que a primeira. Suits mostra como Mike Ross, um jovem que foi expulso da faculdade de Direito, consegue um trabalho no escritório de um veterano da profissão em Manhattan, o advogado Harvey Specter. Harvey o contrata ao notar a ótima memória fotográfica de Mike e o potencial do ex-estudante na carreira.

Juntos, eles formam uma boa dupla com a experiência de Harvey e a sagacidade de Mike, que é admitido como advogado associado do colega de trabalho. Os clientes e os rivais de carreira não podem saber, no entanto, que o jovem não se graduou. Por isso, eles mentem afirmando que Mike é formado em Harvard e tentam manter o segredo escondido a sete chaves.

Compartilhe: