ESTUDE NA UNIT
MENU

Como controlar a ansiedade durante uma entrevista de emprego

Grande inimiga dos candidatos, a ansiedade pode ser interpretada de forma negativa pelo avaliador

às 12h14
Algumas técnicas, no entanto, podem auxiliar os concorrentes a diminuírem o nervosismo: evitam que a ansiedade atrapalhe a desenvoltura e ajudam com que ela seja vista como preparação para novas situações
Compartilhe:

Pessoas que estão em busca de um novo emprego tendem a criar grandes expectativas durante um processo seletivo. Como querem conquistar a vaga, é comum que demonstrem ansiedade desde o envio do currículo, até as últimas etapas do processo. Entretanto, é preciso saber controlá-la.

A ansiedade fica visível no corpo de quem está a sentindo: voz trêmula, pernas inquietas, mãos suando. E, por mais que seja comum, se exagerada, pode atrapalhar o candidato ao mostrar o quanto está interessado na oportunidade.

Algumas técnicas, no entanto, podem auxiliar os concorrentes a diminuírem o nervosismo: evitam que a ansiedade atrapalhe a desenvoltura e ajudam com que ela seja vista como preparação para novas situações.

Vamos falar um pouco sobre elas a seguir:

ACEITE QUE A ANSIEDADE EXISTE

Tentar mascarar a ansiedade é um grande erro. Ela existe e aparece com frequência em diversos momentos da nossa vida. Quando aceitamos que estamos ansiosos para alguma situação, conseguimos controlá-la com mais facilidade: identificamos o que realmente está nos deixando nervosos para trabalhar como melhorar esses problemas.

PREPARE-SE PARA A ENTREVISTA

Um candidato nunca pode ir para uma entrevista sem estudar a empresa contratante, o mercado na qual ela está inserida e os requisitos da vaga para a qual está concorrendo. Além disso, é importante que ele reveja todos os tópicos do currículo, para não esquecer de citar nenhuma experiência importante durante a conversa.

Eventualmente, o profissional será questionado sobre suas habilidades, suas expectativas dentro da organização e como planeja desenvolver sua carreira – e precisa estar preparado para isso. Por isso, estudar algumas perguntas e respostas no dia anterior também pode ajudar a deixar o candidato mais seguro em suas convicções.

APRENDA A CONTROLAR A RESPIRAÇÃO

A ansiedade dá a sensação de que não estamos respirando direito. Antes de entrar na entrevista, procure acertá-la. Vá até um ambiente tranquilo, conte até 10 enquanto respira profundamente e procure manter a calma. Se a respiração voltar a ficar rápida durante a entrevista, tente corrigi-la novamente.

MANTENHA-SE POSITIVO

Durante um processo seletivo, é preciso saber confiar em si mesmo. A negatividade e a falta de esperança atrapalham na desenvoltura do candidato. O profissional deve pensar positivo em relação à oportunidade – se chegou até a fase final do processo, significa que seu perfil é diferenciado.

CONCENTRE-SE E SAIBA OUVIR

A ansiedade faz com que os candidatos tenham pressa em responder os questionamentos do entrevistador. Entretanto, é preciso ficar atento aos cortes: só responda no final da pergunta e evite ficar cortando as falas do gestor – essa atitude pode ser interpretada como falta de educação. Para responder de forma concisa e convincente, o profissional deve ficar atento a cada pergunta e analisar o que exatamente o entrevistador quer ouvir.

Além disso, o ideal em uma entrevista é que haja interação entre gestor e candidato. Por isso, o profissional deve ter cautela na hora de se posicionar: fale apenas o necessário, evite informações irrelevantes e mostre-se articulado.

Para mais dicas sobre entrevista de emprego, acesse: pe.unit.br/carreiras/

Compartilhe: