Muita coisa acontece durante o seu primeiro ano na faculdade, mas antes mesmo dele começar a sua cabeça já deve estar cheia de histórias, expectativas e ideias sobre o que esperar para esse ano que começa. Mas prossiga com cuidado, é provável que muitas dessas coisas não passem de mitos.
Saiba a seguir quais são os 5 principais mitos sobre o primeiro ano de faculdade.Entenda por que eles não condizem com a realidade na lista a seguir:
- FACULDADE É FESTA
Os filmes adoram vender a ideia de que universitários passam os seus dias indo de festa em festa, mas essa não é bem a realidade. A vida de estudante universitário consiste mais de horas estudando e fazendo trabalhos do que de festas.
Por mais que as festas de universidade aconteçam ocasionalmente, prepare-se para estar sobrecarregado demais, sem dinheiro ou simplesmente sem energia para passar seus dias e noites festejando.
- VOCÊ ESTÁ MAIS BEM PREPARADO QUE OS SEUS COLEGAS
As escolas adoram falar para seus estudantes que seus estudantes saem de lá mais prontos para a universidade que outras escolas. Mas lembre-se, todo mundo também ouviu isso, e a maioria dos seus colegas deve ter frequentado escolas semelhantes à sua. Mais do que contar com o trabalho de uma instituição de ensino, o seu desempenho na faculdade vai depender principalmente de você mesmo.
- VOCÊ NÃO PRECISA FAZER LIÇÃO DE CASA OU COMPARECER A TODAS AS AULAS
Os deveres de casa continuam depois do ensino médio, e você precisa fazer todos eles. As avaliações em faculdades costumam ser diferentes do que na escola, com mais provas e menos atividades ao longo do semestre. Isso significa que a sua nota vai depender apenas de 2 ou 3 provas, por isso, você precisa chegar nelas preparado. Isso significa fazer os seus deveres e não faltar às aulas, mesmo que ninguém te dê nota por isso.
- VOCÊ SÓ VAI SENTIR FALTA DE CASA NO COMEÇO DO ANO
Se você vai morar longe da sua família pela primeira vez, é normal sentir saudades de casa. E esse sentimento não dura só no começo do ano. Por isso, prepare-se para falar por telefone com os seus familiares e amigos, e se possível planeje algumas viagens de volta para casa sempre que possível. Outra dica é falar com os seus colegas sobre isso. Provavelmente eles estão passando pela mesma coisa que você.