ESTUDE NA UNIT
MENU

Inscrições no ProUni 2017 iniciam no dia 31 de janeiro

Interessados precisam ter realizado o Enem 2016 e atender critérios socioeconômicos

às 18h04
Na edição do segundo semestre de 2016 do programa, foram oferecidas mais de 125 mil vagas em instituições de ensino superior em todo o Brasil. Em Pernambuco, foram mais de 5 mil oportunidades
Compartilhe:

Estudantes que realizaram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, em 2016, devem ficar atentos ao início das inscrições do Programa Universidade para Todos – ProUni, que começam na próxima terça-feira (31) e vão até o dia 3 de fevereiro.
O ProUni é uma iniciativa do Governo Federal, criado em 2004, para facilitar o acesso de alunos carentes ao ensino superior, através da oferta de bolsas de estudos parciais ou integrais em faculdades particulares.
Na edição do segundo semestre de 2016 do programa, foram oferecidas mais de 125 mil vagas em instituições de ensino superior em todo o Brasil. Em Pernambuco, foram mais de 5 mil oportunidades.
Para concorrer a uma das bolsas, o candidato deve obedecer critérios como: não ter curso superior, ter obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do Enem, não ter tirado nota zero na redação, além de ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou ter estudado parte ou todo o 20 grau em escola privada com bolsa integral.
A bolsa integral (100%) é voltada a estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Já a parcial (50%) é destinada a candidatos com renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos.
No momento da inscrição, realizada no endereço siteprouni.mec.gov.br, será necessário informar o CPF e o número da inscrição e a senha usados no Enem. O candidato pode fazer até duas opções de curso e instituição que pretende estudar.
Com a concorrência cada vez maior nas federais, existe uma parcela de estudantes de baixa renda que não conseguem a aprovação, mesmo tendo se dedicado arduamente aos estudos.
“O ProUni veio pra suprir essa demanda, tendo atendido desde sua criação, até o processo seletivo do segundo semestre de 2014, mais de 1,4 milhão de candidatos, sendo 70% com bolsas integrais. Além disso, permite cotas a pessoas portadoras de deficiência e autodeclarados indígenas, pardos ou negros, desde que se enquadrem nos demais critérios de seleção, compondo um sistema democrático de acesso ao ensino superior”, é o que avalia o diretor-acadêmico da Faculdade Integrada de Pernambuco – UNIT, professor Evandro Duarte de Sá.
Ainda segundo o gestor, o ProUni além de beneficiar com bolsas, premia os estudantes que valorizam a oportunidade de cursar uma faculdade. “As bolsas do ProUni valem para toda a duração do curso, mas para continuar com o benefício, o estudante precisa ser aprovado, no mínimo, em 75% das disciplinas cursadas em cada período letivo”, finalizou.

Compartilhe: