É de conhecimento popular que no Brasil, o ano só começa após o Carnaval. Contudo, em 2017, a folia de Momo caiu no final de fevereiro, “atrasando” o término dos festejos, e por consequência à volta à rotina de trabalho e estudos.
Para quem se dedica aos livros, como os estudantes e “concurseiros”, é normal aproveitar a festança para descansar a mente, ou até mesmo aproveitar para extravasar um pouco, já que ninguém é de ferro.
Passado esse período, é necessário voltar à atenção aos estudos, e um bom planejamento, aliado a vontade e organização, podem ser essenciais para facilitar o aprendizado e resultar em diversos ganhos.
Para a psicopedagoga da Faculdade Integrada de Pernambuco – UNIT, Nilda Dulce, a dedicação aos estudos não significa renunciar à diversão ou passar noites em claro.
“Boas noites de sono e lazer são fundamentais para manter a disposição para aprender. Por isso, é essencial elaborar um bom roteiro das atividades e respeitar esse planejamento. Só quando você está ligado no que está fazendo é que o seu cérebro capta adequadamente os estímulos externos, sejam eles a fala de seu professor ou algo escrito”, pontuou a profissional.
Confira algumas dicas a seguir de como organizar seu tempo:
Organize seus horários
Especifique sua rotina da semana. Após saber seus compromissos diários, aproveite seu tempo livre e separe uma parte dele para estudar. Fixe esses horários, pois assim, você cria o hábito naquele determinado horário. Separe este horário em blocos de estudo de no máximo 50 minutos, lembrando da pausa para o descanso. Por exemplo, se você dispõe de duas horas para estudar em um dia, estude por cinquenta minutos, faça uma pausa e depois volte a estudar novamente, para que seja mais eficaz. A pausa deve ser utilizada para se levantar, tomar água ou fazer um lanche.
Monte um calendário
Monte um calendário completo do ano. Através dele, você verá com mais clareza os prazos a cumprir. Dessa forma, poderá se organizar previamente para ter tempo suficiente para estudar ou fazer seus trabalhos escolares a tempo. Evite estudar em vésperas de provas ou até no próprio dia: isso apenas o deixará estressado e você terá pouco ou nenhum efeito em suas notas.
Escolha um bom local de estudo
O seu local de estudo deve ser preferencialmente o mesmo. Evite locais movimentados ou barulhentos. Mantenha seu material acessível para evitar de ficar procurando por itens ou buscando-os em outros cômodos. Faça o possível para não ser interrompido durante o período de estudo. Evite celulares ou outros telefones próximos a você e não ceda à tentação de acessar as redes sociais. Você pode estabelecer uma recompensa para você após estudar, como por exemplo, comer aquele chocolate apenas quando você terminar de ler todo o capítulo x.
Divida suas tarefas
Adquira o hábito de começar a estudar sempre pela matéria mais difícil, pois você estará com mais energia e com a mente mais alerta, o que facilitará a compreensão. Deixe os tópicos mais fáceis para estudar depois.
Priorize o que é relevante
Por vezes, temos vontade de evitar começar a estudar por não estarmos com vontade e acabamos fazendo outra coisa. Uma forma de evitar as distrações é pensar que elas serão bem melhores depois que você estudou e está com tempo livre para vê-las ou fazê-las. Se você é perfeccionista, e demora para começar um projeto, por exemplo, comece-o com o que você pensar, com um rascunho mesmo, pois é bem melhor do que não iniciar nada, e depois você sabe que poderá passar a limpo e organizar melhor.
Use todo o tempo disponível
Você também pode estudar enquanto estiver caminhando, andando em algum meio de transporte, no cabeleireiro. Aproveite estes pequenos períodos de tempo em que às vezes você fica ocioso para estudar.
Aproveite todos os recursos disponíveis
Atualmente, há vários recursos audiovisuais na internet e em outros meios que podem ser utilizados para estudar. Usufrua de todo recurso disponível. Atividades diversificadas tornam o aprendizado mais agradável e menos cansativo. Busque também por jogos, testes e vídeos sobre o assunto que está estudando.