*Do portal Universia
Nas empresas, existem algumas regras básicas de comportamento que ajudam a manter o ambiente de trabalho saudável entre os colaboradores. Para quem está iniciando a carreira agora, essas normas são fundamentais para saber se portar nas empresas e causar boas impressões nos novos empregos, momentos determinantes na vida profissional de uma pessoa.
Se você conseguiu um emprego agora e não quer agir de forma errada ou equivocada nos primeiros dias de trabalho, conheça as dez regras de comportamento que todo jovem deve conhecer.
- Fique em pé quando for ser apresentado a um colega
Ficar em pé ao conhecer outros funcionários é fundamental para estabelecer sua presença na empresa. Continuar sentado pode dar a impressão de que você está o ignorando. Se não puder levantar, incline-se e demonstre que ficaria em pé, se conseguisse.
- Preste atenção em como se apresentar
Em reuniões externas, sempre se apresente com seu nome completo – nome sobrenome. Para colegas de trabalho, na maioria das situações, você pode ser mais informal – mas nunca apelidos, a não ser que o ambiente seja mais descontraído.
- Vista-se adequadamente
Pergunte, antes de iniciar, qual o dress code da empresa ou de um evento que você terá que participar. Observe, também, como seus colegas de trabalham costumam ir vestidos.
- Nunca deixe de agradecer
Não tenha medo de falar obrigada. Agradeça a ajuda, o apoio, a resposta para alguma pergunta ou demanda. Nunca pareça ingrato ou mal-educado.
- Ignore o celular
Se você não precisa utilizar seu celular em suas demandas, deixe o aparelho de lado. Ele só vai atrapalhar na concentração e os outros podem criar uma imagem errada de você caso fique usando durante o expediente. Você com certeza não quer ser conhecido como o desinteressado logo nos primeiros dias de trabalho.
- Utilize saudações profissionais por e-mail
Não seja tão descontraído e relaxado, e também não tão coloquial. Escreva normalmente, com o português correto e sem gírias. Chame o destinatário pelo nome inteiro dele, a não ser que vocês já e conheçam e se chamem por apelidos.
- Sempre verifique o destinatário do e-mail
Muitas pessoas encaminham e-mails para pessoas erradas e, se o conteúdo for restrito, isso pode gerar uma grande confusão na empresa. Por isso, preste atenção ao digitar o nome de seu destinatário – sempre confira se está enviando para a pessoa certa.
- Se esqueceu o nome de alguém, admita
Não finja que sabe o nome de uma pessoa sem saber – você corre o risco de chamá-la pelo nome errado. Peça desculpas e fale que esqueceu ou, então, use a desculpa de “seu rosto é tão familiar, mas eu não consigo me lembrar do seu nome”.
- Diga bom dia
Seja educado com seus colegas de trabalho. Dar bom dia e cumprimentá-los gera um bom relacionamento no ambiente.
- Seja pontual
É melhor chegar 10 minutos mais cedo do que 10 minutos atrasado. Tenha isso em mente. Você não gosta que os outros se atrasem e atrapalhem o andamento de uma atividade. Portanto, não faça o mesmo. Se for inevitável se atrasar, avise seus colegas.