ESTUDE NA UNIT
MENU

A importância de dar risada no ambiente de trabalho

Você sabia que sorrir pode trazer benefícios para o seu emprego, mas também para sua saúde? Entenda a importância de dar risada no ambiente de trabalho

às 11h30
Quem sorri estimula o cérebro a liberar substâncias responsáveis pela sensação de prazer e felicidade, que proporcionam leveza e bem-estar
Compartilhe:

*Do portal Universia

Você conhece os benefícios das risadas? Quem sorri estimula o cérebro a liberar substâncias responsáveis pela sensação de prazer e felicidade, que proporcionam leveza e bem-estar. O sorriso também ajuda a prevenir doenças, principalmente as ocasionadas por estresse.

No ambiente de trabalho, ficamos um pouco tímidos na hora de dar uma risada, não é mesmo? Mas todo local deve ter uma pitada de bom humor e sua equipe deve saber disso. É claro que não podemos levar nossas funções como piada, mas sorrir com sua equipe faz bem: além dos benefícios citados acima, a risada também ajuda a estimular a conexão entre funcionários e a busca por melhores resultados.

E não para por aí! Um estudo promovido pelo cardiologista Michael Miller, da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, mostrou que quem dá mais gargalhadas evita, ainda, problemas cardíacos.

Já o levantamento realizado pelo pesquisador Fábio Sala, da Universidade de Boston, com executivos avaliados como excelentes e medianos, apontou que profissionais acima da média foram, durante a entrevista, duas vezes mais bem-humorados que os de desempenho mediano – ao analisar o salário dos entrevistados, o pesquisador descobriu, também, que quem riu mais, eram aqueles com os salários maiores.

Por isso, deixe de lado a ideia de que duvidar da sua competência se você for mais sorridente. Você já viu que quem ri mais consegue alcançar objetivos melhores e, ainda, se previne de doenças graves, né?

Porém, como tudo tem dois lados, também é preciso ter cautela para não exagerar na hora das risadas. Os pesquisadores Alixandria Barasch, da Universidade de Nova York, Emma E. Levine, da Universidade de Chicago e Maurice E. Schweitzer, da Wharton School, descobriram que as pessoas mais felizes têm mais propensão de receberem conselhos tendenciosos e são mais suscetíveis a serem exploradas durante negociações, ou seja, são consideradas mais ingênuas por outros funcionários.

Diante disso, sempre se autoanalise para descobrir se você está sendo simpático demais nos momentos errados e demonstre pulso firme quando perceber que podem estar se aproveitando de alguma maneira dessa condição. Não pareça frio e nem duro, mas também não tão animado nos momentos errados: sorria com moderação e espalhe os benefícios que o bom humor pode trazer para sua vida profissional e pessoal.

Compartilhe: