ESTUDE NA UNIT
MENU

Saiba como a alimentação influencia no desempenho acadêmico

A professora Ana Albuquerque dá dicas de alimentação para se manter na melhor forma para encarar os estudos de frente – e sem empurrar com a barriga

às 12h35
Uma alimentação cuidadosa e saudável pode garantir notas 10 tanto em disposição e saúde quanto nas provas e trabalhos
Profa. Ana Albuquerque - O primeiro passo para equilibrar o bom funcionamento do corpo e mente é uma alimentação rica em nutrientes e nos horários certos
Profa. Ana Albuquerque - O primeiro passo para equilibrar o bom funcionamento do corpo e mente é uma alimentação rica em nutrientes e nos horários certos
Compartilhe:

Aulas, trabalhos, exercícios, provas e mais provas… e às vezes vem tudo isso ao mesmo tempo. Não é fácil se manter ativo o tempo todo, muito menos acompanhar sem vacilar no meio da agitação que é um curso regular.

Para se dar bem nessa correria, uma ajudinha nunca é demais, certo? Antes de se jogar de cabeça nos estudos, a primeira dica é cuidar da sua alimentação.

A professora da disciplina de Nutrição e Dietética, dos cursos de Estética e Cosmética e Enfermagem, da UNIT, Ana Albuquerque dá dicas de como se manter na melhor forma para encarar os estudos de frente – e sem empurrar com a barriga.

 Pense na regulação

O primeiro passo para equilibrar o bom funcionamento do corpo e mente é uma alimentação rica em nutrientes e nos horários certos. Tentar manter a disciplina na hora de comer é importante. “Fracionar a dieta em 6 refeições por dia nos ajuda a consumir as porções adequadas de carboidratos, proteínas e gorduras, o que mantém estáveis os níveis de glicose no sangue e incentiva a queima de gordura”, explica a professora.

Ajude seu cérebro

Alguns alimentos são comprovadamente auxiliares do cérebro, preservando de maneira significativa as funções cognitivas, a exemplo dos ácidos-graxos, como o Ômega-3, encontrados em óleos de peixe.

“No entanto, um estudo clínico realizado com 4 mil idosos, publicado no Jornal da Associação Médica Americana, em 2015, demonstrou que não foi encontrado nenhum benefício no consumo de suplementos nutricionais à base de óleo de peixe ricos em ácidos graxos Ômega 3 em parar o declínio cognitivo. Ou seja, consumir os óleos em forma de pílulas não é a mesma coisa de consumi-lo de forma in natura, na dieta”, salienta.

Obtenha energia e monte sua estratégia

O cérebro (como o resto do corpo) precisa de energia para continuar a funcionar. Os carboidratos são a maior fonte de energia, pois se transformam em glicose dentro do organismo. Eles estão em frutas, cereais, verduras, pães e massas e vêm de duas formas: os carboidratos simples, com alto índice glicêmico, e os complexos, de baixo índice glicêmico.

Para os casos sérios de pressão durante as provas e os estudos, a dica é: se alimente bem antes de colocar a mão na massa, aposte em carboidratos complexos – que promovem saciedade por mais tempo e são uma fonte mais duradoura de energia – e reserve os doces e outras fontes de carboidratos simples para a hora da necessidade.

“Para muitos estudantes, manter a concentração e a energia significa xícaras de café. O problema desses estimulantes é seu caráter temporário. Eles vão fornecer uma energia rápida e satisfatória no momento, mas, após um tempinho, seu corpo se sentirá três vezes mais cansado do que originalmente estava”, revela a professora.

Sendo assim, algumas recomendações são extremamente importantes para se obter um bom desempenho nos estudos: 1- Beba água. A recomendação geral é que o consumo diário seja de cerca 2 litros; 2– Frutas, pois mantém o açúcar do sangue estável; 3 – Chocolate amargo, por conter estimulantes que dão mais energia e melhoram o humor.; 4 – Vegetais são repletos de vitaminas e minerais, fonte de cálcio e energia. 5 – E por fim, uma recomendação negligenciada pelos estudantes, que já saem de casa atrasados: Tome seu café da manhã! Estudos mostram que se alimentar de manhã mantém a pessoa alerta, satisfeita e inicia o metabolismo para o dia.

Resista à tentação

Sim, é difícil dizer não aos lanchinhos rápidos e muitas vezes gordurosos. Os salgadinhos, sanduíches pesados, refrigerantes, chocolates, biscoitos e doces em geral são a escolha preferida de quem está na correria, mas é preciso ser forte para ter energia.

“Para manter-se bem nutrido é essencial que o lanche não seja rico em calorias, sódio e gordura saturada ou trans, e ainda que tenha os nutrientes para manter a saúde em dia. O ideal é compor esses lanches com um carboidrato (torradas, ou uma fruta), proteínas (queijo, peito de peru e iogurtes) e gorduras boas (sementes). A gordura saturada pode ser responsável por aumentar o nível de colesterol ruim no sangue e ser um importante fator para doenças cardíacas, por isso deve ser evitada”, alerta Ana Albuquerque.

“Além de ter atenção com a gordura na alimentação, tenha cuidado também com o consumo excessivo de álcool, que pode provocar um déficit temporário de memória, atenção e aprendizado – e matar neurônios, além de prejudicar a formação de novas células cerebrais” finaliza a professora Ana Albuquerque.

Compartilhe: