ESTUDE NA UNIT
MENU

Extensão solidária

Além dos momentos de afago e companhia, os estudantes produziram kits de higiene, entregues as idosas do abrigo Sta. Luzia, em Jaboatão dos Guararapes

às 18h41
Sete alunos de Extensão, realizaram uma ação solidária, voltada aos idosos do Abrigo Santa Luzia, em Jaboatão dos Guararapes, com um simples objetivo: o sorriso e a alegria das 20 idosas que moram no local
Compartilhe:

Eles te carregaram no colo, investiram tempo na sua formação para a vida e se dedicaram a isso quase que exclusivamente. Anos de empenho e aprendizado, onde em vários momentos, durante seu crescimento, você se tornou dependente deles.

Com o avançar da idade, quando os cabelos brancos são abundantes e lembranças de alegrias passadas são frequentes, chega a hora em que são eles que precisam de ajuda.

Muitas famílias acabam tendo que conviver com idosos em casa, porém em determinada fase da vida, a idade avançada acaba fazendo do indivíduo um ser dependente e limitado. Nem sempre os familiares conseguem conviver com a situação e o destino para muitos velhinhos termina sendo os abrigos, ou as residências para idosos. Em muitos casos, a saudade da família acompanhada de doenças da idade, como Alzheimer, e outros tipos de demência, resultam em idosos com depressão e infelizes com a situação cotidiana.

Por conta disso, sete alunos participantes de projetos de Extensão, da Faculdade Integrada de Pernambuco – UNIT realizaram uma ação solidária, voltada aos idosos do Abrigo Santa Luzia, em Jaboatão dos Guararapes, com um simples objetivo: o sorriso e a alegria das 20 idosas que moram no local.

Segundo o coordenador da COPEX, professor Pedro Procópio, a iniciativa teve um caráter mais humanístico do que propriamente mais voltado ao conhecimento. “A ideia foi almoçar com as senhoras, conversar, trocar experiências, ouvir e sorrir juntos. O alimento – por mais clichê que pareça – foi para a alma; as batidas do coração, o sentimento de jovens e idosas, celebrando a vida”, explicou.

Além dos momentos de afago e da companhia, os estudantes também produziram kits de higiene, contendo sabonete, escova e pasta de dente, entregues as idosas do abrigo. Complementando a ação, os alunos extensionistas participaram do almoço servindo os alimentos às velhinhas.

“Como saldo final surgiram novas propostas de ações envolvendo alunos, como realizar a festinha de aniversariantes do mês em conjunto com um dia de beleza e a participação das demais graduações da Facipe”, finalizou o professor Pedro Procópio.

Compartilhe: