ESTUDE NA UNIT
MENU

Marcos Costa assume coordenação de Redes de Computadores

Recife sedia um dos maiores polos de tecnologia da informação do Brasil, sendo o Porto Digital o expoente do crescimento da área e um dos pilares da economia no estado

às 14h12
Por conta de um mercado de trabalho amplo e com alta empregabilidade, a UNIT implantou no final de 2015 o curso tecnológico de Redes de Computadores, com duração de 2,5 anos
Compartilhe:

Recife sedia um dos maiores polos de tecnologia da informação do Brasil, sendo o Porto Digital o expoente do crescimento da área e um dos pilares da economia em Pernambuco.

No local, estão empregadas mais de 6 mil pessoas em aproximadamente 500 empreendedores. Dentre eles, o C.E.S.A.R – Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, considerado por duas vezes a melhor instituição de ciência e tecnologia do país pela FINEP.

Um dos sinais do crescimento significativo da área é a diversidade de habilitações, sendo as de menor duração com maior inserção e empregabilidade. Por conta desse mercado de trabalho amplo, a UNIT implantou no final de 2015 o curso tecnológico de Redes de Computadores, com duração de 2,5 anos, sob a coordenação do professor Marcos Corrêa.

Graduado em Ciências da Computação (UFPE) e Engenharia Eletrônica (UPE), o docente chega para agregar conhecimento e compartilhar sua experiência com estudantes que ainda estão nos primeiros degraus de uma das mais aquecidas áreas profissionais dos próximos anos.

Independentemente do tamanho e do setor de operação, as organizações  precisam ter uma infraestrutura de TI para apoiar as suas atividades. O profissional de redes de computadores tem uma formação que o capacita para atuar em empresa de qualquer porte e segmento, não apenas em TI, realizando projetos de redes de computadores, administrando e gerenciando projetos já em operação, configurando equipamentos, realizando testes de equipamentos e de soluções”, enfatiza Marcos Corrêa.

Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), existe um déficit de pessoal na área de Tecnologia da Informação (TI) de cerca de 40 mil profissionais.

O formado em Redes de Computadores é o profissional que elabora, implanta, gerencia e mantém projetos lógicos e físicos de redes de computadores locais e de longa distância. Conectividade entre sistemas heterogêneos, diagnóstico e solução de problemas relacionados à comunicação de dados, segurança de redes, avaliação de desempenho, configuração de serviços de rede e de sistema de comunicação de dados são áreas de desempenho deste profissional.

Com mestrado em Segurança de Redes (UFPE) e atualmente cursando Doutorado na área, o docente afirma que o curso de Redes de Computadores, na UNIT, atende as exigências do mercado.

“Estamos firmando parcerias com grandes organizações da área de tecnologia, e assim, podemos oferecer aos alunos descontos em certificações da área tecnológica, utilizando materiais específicos em nossa grade regular de disciplinas”, finaliza.

TECNOLOGOS

Compartilhe: