ESTUDE NA UNIT
MENU

Andrea Borba aplica metodologia focada em equipes

Uma aula dinâmica onde alunos não apenas resolvem questões, mas são desafiados a trabalhar em equipe, defender pontos de vista e chegar a uma decisão unânime

às 17h01
A Team Based Learning – TBL, ou aprendizado por equipes, vem ocorrendo na disciplina de Direito dos Contratos, no 4º período, da graduação em Direito, ministrada pela professora Andrea Borba.
Profa. Andrea Borba
Profa. Andrea Borba
Juliana e Luana aprovam a Metodologia TBL
Compartilhe:

Uma aula dinâmica onde os alunos não apenas resolvem questões, mas são desafiados a trabalhar em equipe, defender pontos de vista através de debates e chegar a uma tomada de decisão.

Esta é uma das novas metodologias ativas de ensino que a Faculdade Integrada de Pernambuco – UNIT tem proporcionado a seus alunos, com o objetivo de “quebrar a rotina” e aperfeiçoar o aprendizado.

Team Based Learning – TBL, ou aprendizado por equipes, vem ocorrendo na disciplina de Direito dos Contratos, no 4º período, da graduação em Direito, ministrada pela professora Andrea Borba.

Segundo a docente, a prática estimula o desenvolvimento de habilidades inerentes à proposta pedagógica do curso, além de inovar na formação por competências dos alunos. “O TBL envolve estudos e leituras prévias durante os estudos em grupo, e seu foco é o trabalho coletivo, dentro dos grupos com feedback imediato”, detalha.

A atividade é dividida em etapas distintas. Na primeira, os estudantes têm a disposição um saldo de 20 pontos, que devem ser utilizados em cinco questões. Cada uma delas deve receber pontos de acordo com o grau de certeza do aluno ao assinalar a resposta. Se ele achar que a resposta “A” é a mais correta, então “depositará” seus pontos nesta questão. Havendo dúvida entre uma ou mais respostas, os pontos devem ser redistribuídos.

Ao final, todos os alunos entregam os gabaritos que são corrigidos na hora.

Na 2ª fase da atividade, a professora divide a sala em grupos, onde os membros terão a incumbência de debater as perguntas e respostas. Ao final, será eleita a resposta mais adequada aos integrantes da equipe, sendo marcada como definitiva no gabarito.

Na metodologia TBL, as notas levam em conta não só a marcação das respostas, mas a participação individual e em grupo.

Para a aluna Juliana Soares, a metodologia é benéfica por estimular o aluno a sempre manter o assunto em dia. “Acho bem interessante, porque estimula o aluno a sempre estudar o assunto e não apenas esperar a semana de provas. No início demorei um pouco a me acostumar, mas agora tiro de letra”.

Opinião parecida tem a colega de turma, Luana Rodrigues, “Além de balancear na nota final, e dinamizar a aula, a atividade revisa todo o conteúdo abordado em sala”, completa.

A Team Based Learning – TBL criada na década de 1990, e popularizada pelo professor Larry Michaelsen, da Universidade de Oklahoma, nos Estados Unidos, tem o intuito de romper com o modelo de aula tradicional onde o professor é o único agente ativo, e transmite verticalmente o conteúdo ao aluno que passivamente anota e tenta compreender tudo o que ouve.

Compartilhe: