ESTUDE NA UNIT
MENU

Humanização na Enfermagem é tema de atividade


às 14h45
Compartilhe:

IMG_20141120_191211215É muito comum presenciar ou até mesmo vivenciar em algum hospital ou em lugares que prestam assistência à saúde, um atendimento sem humanização. Contudo, para o público em geral, fica a dúvida. Afinal, o que é a humanização na saúde?

A humanização é um atendimento das necessidades biológicas, psicológicas, sociais e espirituais de um indivíduo, ou seja, cada um deve ser compreendido e aceito como um ser único e integral e, portanto, com expectativas particulares.

Por isso, para divulgar a importância do tema à comunidade acadêmica, e público em geral, alunas do 4º período em Enfermagem realizaram uma atividade de conscientização sobre a “humanização na saúde”.

A ação fez parte da disciplina de Práticas Integradoras, Investigativas e Extensionistas IV, ministrada pela profa. Andrea Rosane, sendo realizada na Unidade de Ciências da Saúde I e se expandiu pelas ruas próximas ao campus da Caxangá, tendo uma boa receptividade por parte dos pedestres.

IMG_20141120_185948480Intitulada “Humanizar é preciso!”, a iniciativa distribuiu panfletos educativos abordando tópicos sobre o tema, com frases como “Humanizar é o compromisso e respeito com o próximo”.

Segundo a organizadora da atividade, profa. Andrea Rosane, a humanização responde por uma melhora expressiva na condição de saúde de pacientes internados e deve fazer parte do cotidiano dos alunos desde os primeiros momentos do estágio curricular.

“Estamos formando futuros profissionais que atuarão diretamente no cuidados com pacientes, por isso, a humanização é a forma escolhida para aperfeiçoar a relação cuidador-paciente e intervir de forma satisfatória na melhoria da condição de vida daqueles que encontram-se com algum tipo de enfermidade em hospitais”, afirmou a docente.

Compartilhe: