ESTUDE NA UNIT
MENU

Cultura é tema de novo edital de Extensão

Do total, há cinco bolsas no valor de R$ 175,00 cada (uma por projeto) e 15 vagas para voluntários.

às 11h46
Aos estudantes interessados em participar, é fundamental a apresentação de um projeto que será avaliado para fins de comprovação das habilidades artísticas necessárias.
Compartilhe:

Para muitos alunos, a tão sonhada entrada na faculdade é apenas o início de uma jornada em que sentimentos como persistência, dedicação e superação farão parte de um processo de crescimento pessoal gerando inúmeros aprendizados.

Porém, fazer parte do ambiente acadêmico de uma instituição de ensino superior também pode ser uma ótima oportunidade para conseguir a primeira experiência profissional e ganhar os primeiros “trocados” dentro da carreira escolhida – uma ansiedade comum entre calouros.

No primeiro período, geralmente as chances são mais escassas, mas com um pouco de paciência, a partir do segundo semestre o aluno já consegue se candidatar às bolsas de Monitoria, Iniciação Científica e Extensão. As três categorias são mais tradicionais e conhecidas, englobando a iniciação à docência (Monitoria), a interligação da faculdade nas suas atividades de ensino e pesquisas com as demandas da sociedade (Extensão) e o estímulo ao envolvimento dos estudantes em projetos de pesquisa (Iniciação).

Em 2016, a grande novidade fica por conta da implantação das bolsas de fomento à Cultura, com 20 vagas disponíveis aos alunos, nas categorias Artes Plásticas, Língua Estrangeira, Literatura, Música e Teatro.

Do total, há cinco bolsas no valor de R$ 175,00 cada (uma por projeto) e 15 vagas para voluntários.

Como todas as outras práticas, a atividade de extensão em Cultura também fica a cargo da Comissão de Pesquisa e Extensão.

Segundo o coordenador da COPEX, professor Pedro Procópio, o objetivo é sensibilizar a comunidade acadêmica na elaboração de projetos com intuito de melhoria na vida de pessoas através da cultura.

“Resumidamente, buscamos conscientizar sobre o valor da cultura em novos significados, relacionando-os a questões relativas à cidadania. Um dos primeiros projetos recebidos, na área de teatro, foi formulado por estudantes de Enfermagem, que buscavam a sensibilização do público quanto à questão do HIV (vírus causador da AIDS). Este foi apenas um exemplo das transformações que podem ocorrer ao unir arte e cidadania”, explicou.

Ainda segundo Pedro Procópio, até o momento, já existem projetos inscritos em todas as categorias, estando em fase de análise e apreciação pela comissão de professores.

“As propostas vão da história de Pernambuco em Cordel, a oficinas de pintura para crianças e jovens de Casa Amarela, passando pelo ensino de música no Coque, a encenações teatrais à população de rua e ensino de inglês a jovens moradores da comunidade Entra a Pulso, em Boa Viagem”, salientou.

Aos estudantes interessados em participar do edital de Cultura, é requisito a apresentação de um projeto que será avaliado para fins de comprovação das habilidades artísticas necessárias.

Para mais informações, acesse o edital de Cultura no: https://pe.unit.br/wp-content/uploads/2015/12/EDITAL_DE_EXTENSAO_CULTURAL_2016.pdf ou pelo fone 3878-5107.

Compartilhe: