A Fisioterapia Dermatofuncional é uma especialização da saúde que combina técnicas clínicas com tratamentos estéticos para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Esse ramo busca tratar e prevenir condições que afetem a estética corporal e facial. Uma base terapêutica é utilizada para ajudar a resolver problemas de saúde que impactam a aparência, como linfedema, cicatrizes de queimadura e recuperação pós operatória.
Já a Estética é um ramo que desenvolve procedimentos diversos no corpo, visando aumentar o bem-estar com a aparência. Esses procedimentos, que não possuem relação direta com a saúde física, vão desde suavizar linhas de expressão, hidratação, massagens, depilação e maquiagem. O profissional pode encontrar trabalho não somente em centros de estética, mas em diversos outros locais, como salões de beleza, spas, academias e hotéis.
Em alta
A Profª M.a. Ivanacha Carneiro, fisioterapeuta e coordenadora de Suporte Acadêmico da Unit-PE, destaca a Fisioterapia Dermatofuncional como uma especialidade que está em alta. Essa especialização abrange o tratamento de disfunções relacionadas à pele e outras estruturas relacionadas, com atuação mais voltada para a estética. “Para os trabalhos na saúde estética, conseguimos a possibilidade do profissional de Fisioterapia atuar com substâncias injetáveis nos procedimentos. Já trabalhávamos com a saúde estética, mas não com produtos injetáveis, e agora isso foi inserido na atuação da profissão”, detalha.
Vivência prática
Ivanacha também é coordenadora da graduação de Estética e Cosmética na Unit-PE, pioneira no estado, e destaca que vivências práticas são essenciais para a formação profissional na área. “Na Unit-PE, por exemplo, além das aulas nos laboratórios, os alunos vivenciam a prática da profissão na Clínica Integrada de Saúde, que tem uma área específica de imagem pessoal e visagismo, estética facial e corporal, onde são atendidos pacientes da comunidade para realização de procedimentos em saúde e estética, beleza e bem-estar”, explica.