ESTUDE NA UNIT
MENU

Domínio do inglês é um diferencial na hora de adentrar na Iniciação Científica 

Idioma expande as possibilidades de contato com artigos e projetos

às 14h28
Compartilhe:

“O Inglês é a língua da Ciência” é uma afirmação comumente dita por professores e acadêmicos do mundo atual. A frase tem embasamento, visto que, como afirma o pesquisador do Real Instituto Elcano, Ángel Badillo, do total de artigos publicados em revistas científicas em 2020, 95% foram escritos em inglês. Por isso, um dos principais requisitos para aqueles que buscam a iniciação científica é o domínio do idioma. 

O estudante que realiza a iniciação científica tem contato com livros, artigos, projetos, teses, dissertações e pesquisas publicadas em inglês. Esses materiais costumam ter termos técnicos, que requerem um conhecimento avançado da língua. 

Aprender de forma descomplicada 

Dentre as principais dicas para o aprendizado do Inglês, estão o consumo de filmes, músicas e podcasts no idioma. Esses mecanismos são de fácil acesso e proporcionam um aprendizado leve. Ao ouvir as canções, é importante traduzir as letras e palavras que não foram compreendidas. Em relação aos filmes, é interessante assistir primeiro com a legenda em português para se familiarizar com as falas e expressões. 

Anotar as novas expressões aprendidas é um método eficaz para memorizar seus significados e expandir o vocabulário. Nesses momentos, é útil cultivar o hábito de andar sempre com um caderninho ou app de notas do smartphone. Sempre que ouvir uma nova expressão ou palavra, é importante anotar o contexto que a ouviu e o seu significado. 

Compartilhe: