“Quando coloco o meu jaleco, eu me sinto mais próxima do mercado e também me sinto mais próxima dos meus futuros pacientes”. Esse é o sentimento da aluna Carolina Flor, estudante de Fisioterapia que acaba de receber o seu jaleco e, assim, experimentou a sensação de pertencimento à área de Saúde. A Cerimônia do Jaleco é um rito de passagem tradicional do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) – localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão – e a última edição aconteceu no dia 13 de novembro, no auditório da instituição. Na solenidade, os estudantes escolhem padrinhos ou madrinhas para vesti-los com esse importante equipamento de trabalho.
“Para nós é uma satisfação imensa receber alunos e familiares para esse momento simbólico”, afirma a Profª M.a. Ivanacha Carneiro, coordenadora de Suporte Acadêmico da Unit-PE.
A ocasião reuniu alunos dos cursos de Fisioterapia, Odontologia e Psicologia da Unit-PE e foi iniciada com a palavra do Prof. Dr. Diogo Galvão, reitor da Unit-PE, que enalteceu a simbologia desse momento. Além dele, Tatiana de Paula, coordenadora pedagógica do curso de Medicina da Faculdade Tiradentes (Fits) – localizada em Goiana, ministrou palestra sobre “A Noite do Jaleco: História, Simbologia e a Celebração do cuidado em Saúde”, em que explicou como a vestimenta representa o compromisso dos profissionais em cumprir as medidas de proteção contra o risco biológico. Além disso, o jaleco tem um simbolismo especial para os alunos de Saúde, pois ele representa a atuação na área, indicando tranquilidade, limpeza e proteção.
Laura Lopes, aluno de Fisioterapia, explicou o que sentiu no evento. “Está sendo maravilhoso hoje aqui. Se reunir para fazer essa cerimônia incrível, que é esse rito de passagem, né? Estou me sentindo muito grata, muito especial, por ter tido essa honra e esse privilégio de estar aqui”.