A vontade de cursar Odontologia veio cedo para Carla Barros. Atualmente, a jovem está no 9º período do curso no Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão —, mas, desde criança, sempre gostou de ir a consultas no dentista. “À medida que eu fui crescendo, fui ficando cada vez mais apaixonada com a ideia de fazer o curso. Mas, no contexto social em que eu vivia, isso se parecia muito distante devido ao investimento alto do curso, das mensalidades, dos materiais”, conta.
Apesar das dificuldades, Carla pôde realizar o sonho de entrar na graduação de Odontologia, através do ENEM. “Consegui ingressar na Unit-PE, que é uma instituição com muito prestígio no curso de Odontologia, com o conceito máximo no MEC. E, através de uma bolsa 100% no Prouni, eu consegui ingressar”, explica. Outro diferencial que Carla aponta é todo o suporte que os professores dão aos estudantes.
Monitoria
A área pela qual a aluna mais se interessa é Dentística, desde que teve aulas dessa disciplina, no 4º período do curso. “Eu me vi decidida por seguir a área. Estou entrando agora na minha terceira monitoria de Dentística. Quando eu decidi que realmente era isso que eu queria fazer, eu colei no professor, porque é algo que eu quero fazer, eu quero pra minha vida. E, se Deus quiser, no próximo período eu pretendo encerrar o curso com quatro monitorias”, diz.
Liga de Saúde Bucal Coletiva
Além das atividades de monitoria, a estudante também desempenha outras atividades, como a Liga Acadêmica de Saúde Bucal Coletiva (LASBC). “Sou diretora de pesquisa da Liga, e também atuo no Marketing”, detalha. Carla também destaca as várias atividades desenvolvidas pelo grupo. “Já trabalhamos com o público idoso. Agora, vai acontecer uma ação voltada para as crianças da comunidade e estamos produzindo manequins odontológicos e várias dinâmicas. Já temos o roteiro todo pronto para trabalhar com esse público específico. Então a Liga está sempre voltada para esse cunho social, coletivo”, pontua.
Iniciação científica
Carla também participa de um projeto de iniciação científica, em conjunto com outros estudantes de Odontologia. A pesquisa que ela desenvolve é voltada para a avaliação de consumo de drogas e o conhecimento sobre suas consequências. “Entrevistamos alunos de várias instituições da Região Metropolitana do Recife, cursando Odontologia, inclusive alunos da Unit-PE. Junto com o meu colega de turma, Arthur Isaac, passamos pela fase da tabulação de dados, e agora estamos montando o estatístico, para fazer a produção de artigos científicos. Pretendemos mandar para revistas e aumentar ainda mais o nosso currículo acadêmico, que já é bem recheado”, afirma.
Projeto Rondon
No mês de julho, a estudante também integrou a Operação Velho Chico, do Projeto Rondon. A Unit-PE, única instituição de ensino superior do estado a participar da missão, enviou um grupo de oito estudantes e dois professores para realizar ações com a comunidade local, da cidade de Terra Nova, sertão de Pernambuco, a fim de promover o bem-estar e a cidadania. “Eu liderei diversas oficinas, dentre elas as de saúde bucal. Então, a gente pôde levar educação em saúde bucal e prevenção sobre o câncer bucal, que é feita com simplesmente autocuidado, com o autoexame”, Carla relata.
Futuro
Carla considera que, ao se formar, todas essas experiências serão bastante positivas para a sua atuação profissional. “Graças a todas essas atividades que eu faço na Unit-PE, eu tenho um diferencial no mercado de trabalho, consigo me sobressair de acordo com o meu currículo. Eu me sinto totalmente pronta para o mercado de trabalho, graças ao atendimento das clínicas que a gente tem na faculdade. Também me sinto preparada para atender, para trabalhar, não vejo a hora, estou na contagem regressiva”, comenta.