ESTUDE NA UNIT
MENU

Alunos de Psicologia da Unit-PE apresentam projeto em Congresso de Educação

A atividade de extensão leva orientações organizacionais para jovens

às 15h14
Compartilhe:

O Ensino Superior é um momento para vivenciar as experiências da graduação e da profissão, e aproveitar o que o curso tem a oferecer. É nisso que Isla Medeiros, estudante de Psicologia do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão —, acredita. “Nós, enquanto estudantes, temos muita vontade de preencher e de ter experiências externas”, diz a jovem, que está no 7º período. A aluna teve projeto de extensão aprovado para o XX Congresso Internacional de Inovação na Educação, e reconhece as atividades extensionistas como parte do processo acadêmico de compartilhar conhecimentos.

O Portas Abertas, de autoria de Isla e dos alunos Danillo Chagas, Maria Eduarda Fortaleza e Maria Fabíola de Oliveira, foi apresentado no Congresso no dia 20 de setembro. Essa atividade de extensão visa a propagação de orientações sobre o mercado de trabalho para jovens de 18 a 25 anos do bairro de Coqueiral, na Zona Oeste do Recife. “Ele foi escrito no final de 2023, já visando a submissão no edital interno da Unit-PE para projetos de extensão. Vimos como uma problemática que os jovens da comunidade de Coqueiral não tinham muito conhecimento em relação a como se portar na entrevista de emprego, para que serve o LinkedIn, como fazer um currículo, e assim por diante. Como esses jovens, sem essa formação, chegam ao mercado de trabalho?”, conta Isla. 

Objetivos

Na época, Isla estava cursando a disciplina de Psicologia Organizacional, e aproveitou a oportunidade para escrever o projeto e submetê-lo. “Com essa sensibilidade de visão e de entendimento do ambiente organizacional, e tendo experiências também no mercado de trabalho com a Psicologia Organizacional, escrevi esse projeto e submeti, com objetivos bem claros e bem objetivos”, relata. O Portas Abertas, portanto, se propõe a “trazer conhecimento desse mundo organizacional, da visão das empresas sobre o colaborador, como os futuros funcionários deveriam se portar e como é que se chama a atenção com um currículo”, complementa.

Para aumentar os conhecimentos desses jovens sobre como se destacar no mercado de trabalho, o projeto adota práticas para ajudá-los a criar um perfil no LinkedIn que chame a atenção de recrutadores, e também trazendo cursos gratuitos. Os alunos contaram com a ajuda do orientador. “Tivemos a colaboração do nosso orientador, André França, e isso foi de muita importância. Ele tem muita experiência e compartilhou com a gente”, pontua.

Congresso

Depois de saberem sobre o Congresso pela coordenadora do curso, Ana Noriko, os membros do projeto decidiram submeter o Portas Abertas, que foi aprovado. “Apresentamos o trabalho com bastante elogios. Nada de indagação, pelo contrário, muito reforço. Já estávamos querendo fazer parceria para levá-lo para outros lugares. Literalmente é uma iniciativa de portas abertas, com empatia, visando sempre o melhor para essa juventude, dar uma guinada na vida dessas pessoas, que quase não entram nesses ambientes, quase não crescem nesses ambientes organizacionais”, comenta Isla. “Porque a graduação é para isso: para cuidar do outro. E não tem porque não compartilhar conhecimento”, finaliza.

Compartilhe: