ESTUDE NA UNIT
MENU

Pesquisa científica qualifica conhecimentos práticos na área de gestão

Administradores podem se beneficiar de trabalhos acadêmicos

às 14h32
Compartilhe:

Muitas profissões têm um caráter mais teórico, enquanto outras possuem uma atuação mais voltada para a prática. Mesmo assim, é imprescindível, para ambos os casos, dedicar-se aos dois, como é o caso da Administração. “A área de gestão é entendida como uma área de muita prática, em que o administrador se vê envolto em problemas e precisa buscar soluções. Esse entendimento pode levar à falsa impressão de que a gestão não precisa da pesquisa científica, quando na verdade todas as áreas dependem dela”, avalia Mário Gouveia, coordenador de Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão.

As investigações científicas e teóricas são fundamentais para a inovação dentro de qualquer campo profissional, conforme aponta Mário. “A pesquisa científica, com suas testagens, com seus métodos quantitativos, com suas análises qualitativas, vai dar um conjunto de ferramentas que podem ser aplicadas a essa prática de que a gestão precisa”, explica. Mário acrescenta que o gestor que reconhece a importância e se dedica à pesquisa, como em um curso de pós-graduação (que são oferecidos pela Unit-PE), acaba qualificando o conhecimento prático que já tem.

Novas tecnologias

Mário lembra ainda que a prática de uma profissão, algo tão característico da área de gestão, é construída a partir das tecnologias e dos hábitos de determinado período do tempo. “À medida que a Tecnologia e a ciência avançam, cada época vai ser beneficiada por uma nova tecnologia. Novas tecnologias vão gerar novos hábitos, novas formas de ver o mundo e vão gerar novas práticas. Então o gestor também precisa estar atualizando-se sempre”, complementa.

Como escolher o que pesquisar

Para os estudantes e profissionais da área de gestão que desejam se debruçar no campo da pesquisa, é preciso escolher um tema para investigar. Mário pontua que, no processo de pesquisar um assunto, o pesquisador deve construir uma justificativa que sustente o trabalho. “Essa justificativa tem um lado social, e tem um pessoal também. Em que medida essa pesquisa beneficia a mim e ao outro? Então a área a ser escolhida é algo muito subjetivo”, detalha. Por outro lado, Mário alerta para o perigo de escolher um tema pelo que está em alta, visto que as tendências de pesquisa podem sempre mudar. “Ele precisa, então, escolher uma área a partir do que pode fazer com que ele se identifique com aquela área”, finaliza. 

Compartilhe: