A Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF), na Argentina, é uma das instituições parceiras do ProMAI (Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional) do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão. A universidade argentina fica no município de Tres de Febrero, na região metropolitana de Buenos Aires, e surgiu como uma maneira de tornar o ensino superior mais acessível na região da capital da Argentina.
Surgida em 1999, o projeto da UNTREF foi pensado para quebrar com o modelo tradicional de universidade. Nos primeiros anos da instituição, cerca de 80% dos estudantes eram os primeiros de suas famílias a ingressarem no ensino superior, por isso, a criação da UNTREF, portanto, permitiu não apenas que os jovens da região pudessem cursar uma universidade, mas também que eles não precisassem se deslocar para outras localidades.
Pensamento crítico e inovador
A UNTREF se propõe a promover pensamento crítico e inovador, assim como estimular a pesquisa científica, e conta ainda com programas de arte, de extensão e seus quatro museus espalhados pela região de Buenos Aires, tendo bom reconhecimento internacional. Em 2017, a universidade argentina foi avaliada pela Quacquarelli Symonds (QS), agência britânica de classificação de universidades, e recebeu cinco estrelas (nota máxima) nos âmbitos de Arte e Cultura, e Inclusão.
Monique Oliveira foi uma das alunas da Unit-PE que realizou intercâmbio na Universidad Nacional de Tres de Febrero. Lá, a estudante de Administração viveu uma experiência que considerou “incrível” e realizou diversos trabalhos e projetos acadêmicos. “Com toda certeza me sinto melhor em todos os aspectos. Além de ter ido para um país novo e ter a experiência de viver uma nova cultura, eu tive a oportunidade de aprender uma nova língua, de criar maturidade e de descobrir como um país em crise consegue se administrar”, avaliou.
ProMAI
Em cada semestre, o ProMAI da Unit-PE seleciona, através de editais, estudantes para cursarem seis meses de sua graduação em uma universidade do exterior. São cerca de 40 instituições internacionais parceiras, em 13 países. Os estudantes que embarcam nessa jornada costumam voltar para casa com bagagens cheias de memórias inesquecíveis, amizades internacionais duradouras e uma perspectiva de mundo que transcende fronteiras. É uma oportunidade de conhecer novas culturas, idiomas e ainda elevar o currículo.