ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit-PE e Fits preparam campanha sobre importância do currículo Lattes

O documento é amplamente utilizado pela comunidade científica

às 14h40
Compartilhe:

O Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão — e a Faculdade Tiradentes (Fits) — localizada em Goiana — estão preparando um Guia de Preenchimento do Currículo Lattes. Esse manual faz parte de uma campanha das duas instituições para conscientizar a comunidade acadêmica, em especial aqueles que estão começando a desenvolver trabalhos científicos, acerca do uso da plataforma Lattes. Também serão realizadas duas oficinas de Preenchimento, destinadas a alunos e professores e ministradas pela bibliotecária da Unit-PE, Joana Lima, e pelo coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Docente (NDD), Igor Felipe.

De acordo com Renato Plimer, coordenador de Marketing da Unit-PE, “a ação visa não só ter índices reais do que é produzido na área de pesquisa, mas também mostrar benefícios e incentivar aqueles estudantes que ainda não têm currículo Lattes a criarem um”. Ele destaca ainda que o Lattes funciona como indicador de avaliação pelo Ministério da Educação (MEC). “A plataforma Lattes é utilizada por diversos programas de concessão de bolsas como uma ferramenta avaliativa”, complementa.

O Lattes

O currículo Lattes é um modelo feito pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e adotado nacionalmente pela comunidade científica. Nele, deve conter toda a formação acadêmica do discente, docente ou pesquisador, além de todos os seus trabalhos de cunho científico já publicados. “O Lattes é um currículo que dá conta da vida acadêmica da pessoa. Um currículo tradicional vai abordar mais as experiências profissionais que essa pessoa teve”, acrescenta Mário Gouveia, coordenador de Pesquisa e Extensão da Unit-PE.

Renato também pontua a importância de manter sempre o Lattes atualizado. “É preciso criar uma rotina: assim que faz algo, já atualiza a informação na plataforma, pois não se sabe quando vai precisar utilizar o currículo, não é mesmo?”, diz. Segundo ele, a plataforma Lattes integra uma base de dados de currículos, instituições e grupos de pesquisa. “Em processos seletivos em que os currículos são analisados, o candidato que não atualiza os dados vai estar em desvantagem”, alerta.

Compartilhe: