Everton Odilon, estudante do 5º período de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão —, foi selecionado para um intercâmbio na Universidade de Salamanca, na Espanha. O jovem, que embarca no dia 28 de junho, conseguiu essa oportunidade pelo Programa Top España 2024, do Banco Santander, em parceria com a Unit-PE, e está com as expectativas altas. “Estou bastante ansioso desde que fui selecionado. Participar de um intercâmbio sempre foi um sonho”, revela.
Expectativas
Com as despesas de passagem, hospedagem e alimentação custeadas pelo Programa, Everton vê essa como uma boa oportunidade, já que deseja realizar um intercâmbio antes, mas não tinha condições. Por isso, o aluno de ADS demonstra bastante entusiasmo. “Imagino que vá ser diferente de tudo o que já fiz. Desde conhecer pessoas novas, estudar em uma língua e país diferentes e em uma universidade como a de Salamanca. Acredito que não consigo dimensionar como vai ser, mas tenho certeza de que vai ser incrível”, considera.
Rotina no intercâmbio
O estudante vai se acomodar, junto com os outros intercambistas, na Residencia Universitaria Hernán Cortés, que fica próxima à Universidade. “É uma Universidade renomada, uma das mais antigas da Europa e a mais antiga da Espanha. Então imagino que será uma experiência única”, avalia. “A Universidade já entrou em contato para fazer testes de nível de Espanhol e passou todo o cronograma de funcionamento e das aulas”, acrescenta.
“Fora os cursos de Espanhol e de História da Espanha que irei fazer, pretendo fazer cursos extras que a universidade vai disponibilizar em breve. Ainda não sei quais são, mas pretendo fazer”, diz Everton sobre as suas atividades durante o intercâmbio. “Vão promover um passeio para a cidade de Toledo, no dia 05 de julho”, complementa.
Tempo livre
Com os horários das aulas em mãos, Everton pôde programar o que vai fazer no seu tempo livre, para aproveitar a viagem. “Sei que vou ter as tardes e noites livres, além dos finais de semana. Então, fora os lugares históricos de Salamanca, pretendo visitar cidades próximas como Segóvia, Ávila e Ciudad Rodrigo durante a semana. Nos finais de semana, pretendo visitar Madrid e também Barcelona, que é uma cidade que sempre quis visitar por causa da arte e obras de Antoni Gaudí”, detalha.
Planejamento
“Para mim, o intercâmbio começou desde o momento em que eu soube que fui selecionado”, conta Everton. Foi criado um grupo no WhatsApp com todos os participantes do programa, e o intercambista diz que as conversas têm sido bem úteis, inclusive ajudando a tranquilizá-lo. “Estamos trocando informações, experiências e conversando sobre planejamentos. Então todos estão se ajudando, sobre o que levar, o que vestir, lugares para visitar, dúvidas sobre voos, aulas, etc. Então tem sido muito legal antes mesmo do intercâmbio acontecer, de fato. Assim a preparação tem sido mais tranquila e tem dado para controlar um pouco a ansiedade”, completa.