ESTUDE NA UNIT
MENU

Simpatias regionais se fortalecem no mês de junho

Além do São João, Santo Antônio e São Pedro são datas celebradas

às 14h31
Foto: Divulgação (do site Gazeta de São Paulo)
Foto: Divulgação (do site Gazeta de São Paulo)
Compartilhe:

Para a tradição católica, o mês de junho celebra, além de São João, as datas de mais dois santos: Santo Antônio, no dia 13, e São Pedro, no dia 29. Conhecido como o santo casamenteiro, Santo Antônio ganhou essa fama por ter defendido, em plena Idade Média, que casamentos deveriam acontecer por amor, e não que fossem arranjados.

Com o passar dos séculos, o folclore acabou tomando conta da sua imagem, e o santo acabou sendo “adotado” pelos brasileiros. Por esse motivo, o Dia dos Namorados antecede o dia de Santo Antônio, que é quando os solteiros aproveitam para fazer orações e simpatias para conseguir um amor.

Simpatias

Uma das simpatias mais conhecidas é a do copo. Segundo essa tradição, o solteiro deve colocar uma imagem de Santo Antônio de cabeça para baixo dentro de um copo com água ou cachaça. Depois, é só fazer o pedido de encontrar o amor. Quando o desejo for realizado, deve-se tirar a imagem do copo.

Ainda com um copo, a pessoa que deseja namorar deve colocar três pitadas de sal em um copo novo com água. Na sequência, o solteiro põe um botão de rosa vermelha na água e espera até que ele murche. Depois, a tradição manda tomar banho com essa água, repetindo treze vezes “Santo Antônio, Santo Antônio, mande um Antônio para mim”.

Uma simpatia semelhante é a da geladeira. Essa diz que se deve deixar a imagem do santo dentro do congelador até que se consiga um namorado ou namorada. A imagem só deve sair de lá com o pedido concedido.

A simpatia da vela rosa é uma outra bastante conhecida. O primeiro passo é abrir a porta da frente de casa e dizer “Santo Antônio, protetor dos namorados, faça chegar até mim aquele(a) que anda sozinho(a) e que em minha companhia será feliz”. Em seguida, o solteiro deve acender uma vela rosa em um pires e pedir ao santo que permita a entrada de alguém na sua vida. Essa simpatia deve ser feita por uma semana.

Mais uma simpatia conhecida é a dos papéis, que deve ser feita antes de dormir. Antes de ir se deitar, o solteiro deve escrever em um papel em branco “Agora irei adormecer para aguardar meu amor me notar”. Na manhã seguinte, deve ser feita uma oração de confiança. A simpatia deve ser repetida por sete dias, sempre com um papel diferente. Ao sétimo dia, a pessoa que procura um amor deve colocar os papéis aos pés de uma imagem de Santo Antônio. Quando o desejo for alcançado, os papéis devem ser jogados no lixo.

Compartilhe: