Caruaru é uma das cidades mais importantes do estado de Pernambuco e carrega muito da cultura do estado. Conhecida como Capital do Agreste e também do Forró, a quarta cidade mais populosa de Pernambuco (segundo o censo de 2022 do IBGE) tem uma grande zona de influência nos municípios à sua volta, sem contar o seu poder cultural. Por isso, o turismo é forte na cidade, principalmente no meio do ano. No São João de 2023, Caruaru recebeu 1,2 milhão de visitantes, de acordo com a Secretaria de Turismo do estado, mas para além do período junino, o município conta com diversos locais atrativos para turistas, desde museus a belezas naturais.
Pátio de Eventos Luiz Gonzaga
O Pátio de Eventos Luiz Gonzaga costuma atrair muitos visitantes na festa de São João. Em 2024, o evento, que começou em abril e vai até o final de junho, conta ainda com o Polo Azulão, o Polo Bacamarte, o Polo do Pífano e o Alto do Moura. Esse último, que é considerado pela UNESCO o maior centro de artes figurativas das Américas, tem sua importância cultural além da festa junina. O bairro, que tem origem na produção de cerâmicas por indígenas da etnia Kariri, cresceu ao longo do século XX, principalmente com a presença de Mestre Vitalino e Mestre Galdino. Além do artesanato, o centro cultural também conta com restaurantes e bares de culinária pernambucana.
Casa Museu Mestre Vitalino
A Casa Museu Mestre Vitalino é um dos destaques do Alto do Moura e da cidade de Caruaru, em termos de turismo, graças à transformação do bairro promovida por Vitalino Pereira dos Santos. Com sua fama nacional, o ceramista caruaruense se mudou para o Alto do Moura em 1948, fato que proporcionou a muitas famílias do povoado a viver do artesanato, transformando o local em referência nacional. Em 1971, oito anos depois da morte do Mestre, a humilde residência em que ele viveu seus últimos anos foi transformada em museu, onde estão expostos utensílios pessoais do artista, fotos da família, móveis, dentre outros.
Feira de Caruaru
Um dos locais mais conhecidos da cidade é a Feira de Caruaru, considerada Patrimônio Cultural do Brasil, desde 2006, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A feira livre surgiu no final do século XVII e sua história se confunde com a do próprio município. Em uma região de fazendas e sítios entre a zona da mata e o sertão, por onde passavam vaqueiros, tropeiros e mascates, é erguida uma capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição, que permitiu o surgimento de um comércio informal. Com o tempo, a feira foi crescendo, assim como o povoado. Hoje, a Feira de Caruaru, que fica no Parque 18 de Maio, oferece uma grande variedade de produtos, como verduras, artesanato, suvenires e comidas típicas, e é divida em setores e feiras menores, como a da sulanca.
Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho
Para os turistas que gostam de ter contato com a natureza, o Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho é uma ótima opção. Conhecido popularmente como Serra dos Cavalos, o parque é umas das mais importantes áreas de preservação ambiental de Pernambuco. Com a altitude próxima de 1 km acima do nível do mar e a vegetação de mata atlântica em pleno semiárido, a Serra dos Cavalos impressiona pelas belezas naturais e clima ameno. O parque tem hospedagens e sete roteiros de trilhas em meio à natureza, com direito a riacho, cachoeira e árvores e pássaros raros, como o pinheiro-do-nordeste e o pintor-verdadeiro.