A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é bastante conhecida por estudantes universitários, principalmente aqueles que realizam algum tipo de pesquisa científica. A entidade é responsável por diversas regras que devem ser seguidas minuciosamente na realização de trabalhos acadêmicos, desde a capa até as referências bibliográficas, mas a ABNT não se limita apenas a essas normas. Fundada em 1940, a Associação tem a missão de definir e administrar regras de cunho técnico para diversos outros segmentos, como o comércio, a indústria e a prestação de serviços. Além disso, oferece o serviço de certificação técnica de produtos, serviços e sistemas.
Sendo um dos membros fundadores da ISO (“International Organization for Standardization”, Organização Internacional para Padronização, em inglês), a ABNT é formada por mais de 200 comitês técnicos, que são responsáveis pela elaboração de normas, a partir de demandas de qualquer pessoa ou entidade, cada um especializado em um assunto. Segundo dados de 2023 da própria ABNT, os principais setores normalizados foram relacionados à produção de produtos químicos e máquinas e equipamentos mecânicos e de transporte. Já as tão conhecidas regras para trabalhos acadêmicos são elaboradas pelo Comitê Brasileiro de Documentação e Informação (ABNT/CB-14).
Segurança
Essa normalização serve para prevenir ou solucionar problemas, criando condições para que o produto, o projeto, o processo, o sistema, a pessoa, o bem ou o serviço regulamentado atenda a suas finalidades, sem que sejam esquecidas as questões de segurança. A existência dessas regras também serve para determinar diretrizes e características para certa atividade com o objetivo de conseguir um alto grau de ordenação e organização.
Apesar da sua importância, as normas não são obrigatórias no Brasil. Diferentemente de outros países, não existe uma obrigatoriedade por lei de aplicar essas regras. Por outro lado, as normas da ABNT são amplamente respeitadas. Caso uma empresa lance um novo produto sem seguir normas de embalagem, pode ser mais difícil conquistar o público. Em trabalhos acadêmicos, a não utilização das regras da ABNT pode acarretar em reprovação de artigos científicos ou até mesmo do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), impedindo que o aluno se forme.